Seminário
Património territorial, sustentabilidade e desenvolvimento local. Metodologias e praticas de cooperação com o Sul do Mundo

Raffaele Paloscia, Universidade de Florença

15 de Abril de 2010, 15:00, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

No ámbito do programa de doutoramento em “Democracia no Século XXI

Entrada livre

 
Resumo

O seminário baseia-se na análise de alguns pontos interligados:

• alguns elementos, amplamente conhecidos, de contextualização da moldura internacional dentro da qual encaixa-se a actividade de cooperação internacional do grupo de trabalho da Universidade de Florença.

• A visão geral, alguns conceitos teóricos chave e o enfoque metodológico e de actuação que estão na base da actividade da Escola Territorialista, com base em Florença e membro de redes nacionais e internacionais (http://en.wikipedia.org/wiki/Territorialist_School).

• as linhas gerais e as articulações de alguns projectos multidisciplinares de cooperação internacional descentralizada

• as componentes especificas dos projectos de transformação autosustentavel implementados pelo LabPSM  (Laboratório Cidade e Território nos Países do Sul do Mundo) através intervenções de cooperação internacional em América Latina, especificamente em 3 países (Cuba, Nicaragua y Brasil)

• o tema do Património Territorial o dos Atlas de representação que representam uma ferramenta operativa principal, entendidos como recursos para o desenvolvimento local. Os exemplos da Havana e Leon

• O tema do projecto participativo nos assentamentos informais. O exemplo de algumas favelas em Salvador de Bahia.

 
Nota biográfica

Professor catedrático de Urbanismo na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Florença, também em cursos de pós-graduação. Actualmente é Professor convidado na Universidade de Granada. Já foi director do Departamento de Urbanismo e Planeamento do território (2003-09) bem como co-director do Grupo Técnico de avaliação do Ministério do Meio Ambiente para o Concurso “A cidade sustentável das crianças (com G. Paba) ( 2001-05). É coordenador:

- das actividades internacionais da Faculdade de Arquitectura de Florença;

- do LabPSM (Laboratorio Città e territorio nel Sud del Mondo);

- da sede florentina do INURA (International Network for Urban Research and Action);

- dos acordos culturais com as Universidades UNAN de Leon (Nicaragua); UAM Colima (México); Católica Nordestana (Republica Dominicana); Jadavpur-Kolkata (Índia); Belgrado (Servia); Granada (Espanha); New Delhi (Índia).

Especialista em urbanismo, planeamento territorial e desenvolvimento local auto-sustentável, especificamente nos países do Sul Global, coordenou várias pesquisas científicas e projectos de cooperação internacional. Nos últimos 15 anos deu conferências e publicou vários livros e ensaios sobre estes temas na Itália assim como noutros países.


Bibliografia recomendada

Wolfgang Sachs, Tilman Santarius, Per un futuro equo, Feltrinelli, Milano, 2007
Uma versão inglesa do Relatorio em:
http://www.ecofair-trade.org/pics/en/SlowTrade_engl_screen.pdf 

Mike Davis, Planeta Favelas, Boitempo editorial, 2006 

Magnaghi, Alberto, "The Local Proiect: Summing up a Political Vision", in Paloscia, Raffaele (ed.), The Contested Metropolis. Six Cities at the Beginning of the 21st Century, INURA - Birkhauser, Basel-Boston-Berlin, 2004 

Alberto Magnaghi, Il progetto locale, Bollati Boringhieri, Torino, 2000
Tradotto in inglese e francese, in uscita prossima in spagnolo.
Nuova edizione in italiano in stampa 

Magnaghi, Alberto, The Urban Village: A Charter for Democracy and Local Self-sustainable Development, Zed Books, London and New York, 2005

> Imprimir esta página