Seminário do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade

Carlos Laranjeira

27 de Janeiro de 2010, 17:00, Sala de Seminários do CES, 2º Piso, Coimbra

Apresentação

O propósito desta investigação foi apreender qual o efeito da cultura, baseada na antropologia médica, na aquisição de estratégias preventivas no combate ao cancro, desenvolvidas por mulheres inscritas no programa de prevenção do cancro do colo uterino. As participantes foram seleccionadas para este estudo a partir do livro de registos dos exames citológicos dos exsudados cervico-vaginais, realizados no período de Janeiro de 2008 a Dezembro de 2008, numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários do Centro de Portugal. O processo de selecção teve ainda por base os limites etários propostos pelo plano oncológico nacional, para a realização do exame de rastreio, ou seja, [30-60] anos. Os dados foram colhidos por entrevistas semi-estruturadas e observação. Na análise dos resultados foram dissecadas quatro análises de significação: 1. o estigma e a génese do cancro; 2. a essencialidade da prevenção, as formas e os factores que motivam e desmotivam esta prática; 3. o impacto das atitudes do profissional de saúde nos comportamentos de prevenção; 4. o que realmente previne o cancro. Percebemos uma aproximação do conhecimento leigo com o conhecimento do modelo biomédico. O utente face ao discurso do profissional demonstra uma aparente concordância, mas o saber técnico-científico passa a funcionar de modo secundário, apesar da sua força persuasiva, se forem ignoradas as singularidades dos sujeitos. Torna-se necessário saber gerir este espaço interpessoal, imprimindo-lhe a flexibilidade e o retorno de informação que os meios de comunicação de massa não possibilitam. Assim, a rede social do indivíduo em relação ao cancro pode ser identificada e explicada pelo modelo explicativo leigo, que incorpora a experiência e a percepção do indivíduo face ao cancro e respectivos comportamentos de prevenção.

Nota biográfica

Qualificação Académica
2007 – Doutoramento em Ciências de Enfermagem pelo Instituto de Ciências Biomédica Abel Salazar da Universidade do Porto.
2003 – Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde, do Campus Universitário Piaget de Viseu.

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e profissionais
Desde 2007 – Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde do Campus Universitário Piaget de Viseu.
2004 a 2007 – Professor Assistente da Escola Superior de Saúde do Campus Universitário Piaget de Viseu.
Desde 2004 - Enfermeiro generalista no Hospital Distrital da Figueira da Foz, EPE.

Projectos de investigação no âmbito do CES
2008 – Iniciou Pós-doutoramento com o projecto da investigação intitulado “O Locus Antropológico do Caranguejo no Olhar Feminino: Realidade, Desafio ou Utopia?” coordenado pelo Professor Doutor João Arriscado Nunes, na qualidade de orientador científico.

> Imprimir esta página