INTRO – EXPOSIÇÃO NO ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE COIMBRA

Fotografias de Pedro Medeiros

1 a 30 de Novembro de 2009, Estabelecimento Prisional de Coimbra

Exposição de Fotografia “INTRO – ESTABELECIMENTO PRISIONAL DE COIMBRA” da autoria de Pedro Medeiros e curadoria de Isabel Nogueira, evento realizado no âmbito das Comemorações dos 120 Anos do Estabelecimento Prisional de Coimbra (1889 – 2009).

Este projecto tem o apoio e direcção científica do Estabelecimento Prisional de Coimbra [EPC], Ministério da Justiça – Direcção Geral dos Serviços Prisionais, o patrocínio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e o apoio do Gabinete de Comunicação Duplo Network na direcção de arte e design.

Esta missão fotográfica, realizada ao longo de um ano no Estabelecimento Prisional de Coimbra, de Outubro de 2008 a Outubro de 2009, teve como propósito fundamental um levantamento exaustivo sobre os diversos elementos que constituem este espaço e identificam o espírito deste lugar. O documentário, de visão autoral, pretende dar a conhecer ao público as várias componentes desta instituição: por um lado dignificar o seu património de manifesto interesse histórico e arquitectónico, por outro, uma “abertura de portas” e uma tomada de consciência da sociedade civil sobre o que são as instalações de um estabelecimento prisional, a sua disciplina de organização e o seu modo de funcionamento intramuros.

Trata-se de um projecto que assume um compromisso de consciencialização, de sensibilização e de participação cívica, apelando a um exercício de compreensão e imersão do cidadão comum no espaço da Comunidade Prisional.

Esta iniciativa conta também com o lançamento de um livro, de edição limitada a 120 exemplares, numerados e assinados pelo autor, com encadernação manual e acabamentos realizados pelos Reclusos da Oficina de Encadernação do Estabelecimento Prisional de Coimbra.

A publicação inclui textos do Estabelecimento Prisional de Coimbra, de José António Bandeirinha, Arquitecto e Pró-Reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra e de Isabel Nogueira, Curadora do projecto.

A exposição estará patente ao público até 30 de Novembro de 2009 no espaço do Estabelecimento Prisional de Coimbra (entrada pela Praceta João Paulo II) com marcação prévia.

Para mais informações e marcação de visitas queiram V.Exas. por favor contactar:
Estabelecimento Prisional de Coimbra, Rua Infantaria 23, 3000 – 139 Coimbra – Telefone: 239 701213 Fax: 239 701213 E-mail: epcoimbra@dgsp.mj.pt

Condições de acesso: apresentação de bilhete de identidade; proibida a posse de telemóvel, máquina fotográfica, câmera de filmar ou qualquer equipamento de registo sonoro.

Patrocínio:

> Imprimir esta página