Conferência
The dilemmas of Ethnic Studies in the United States: the struggles between identitarian multiculturalism, disciplinary colonization, and decolonial epistemologies

Ramón Grosfoguel (Universidade de Berkeley, Dept. of Ethnic Studies)

23 de Outubro de 2009, 10:00, Sala de Seminários do CES

No âmbito do programa de doutoramento em Pós-colonialismos e Cidadania Global


Nota biográfica

Ramón Grosfoguel, Professor Associado da Universidade de Berkeley, na Califórnia, tem uma vasta obra publicada em torno às temáticas do pós-colonialismo e colonialidade em contextos americanos, sobre a problemática das migrações e a questão chicana nos Estados Unidos, assim como temas de epistemologia resultantes da fractura colonial. É também investigador associado da Maison des Science de l’Homme em Paris e do Fernand Braudel Center em Nova Iorque.

De entre os seus trabalhos mais recentes destaca-se:

2009 - Geopolitics and Trajectories of Development: The Cases of Korean, Japan, Taiwan, Germany and Puerto Rico. Co-edited with Sungho Kang. Forthcoming from the Institute of East Asian Studies, UC Press.

2009 – “Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global”, in Epistemologias do Sul, co-editado por Boaventura de Sousa Santos e Maria paula Meneses. Coimbra, Almedina.

2009 - "Caribbean Migration to Western Europe and the United States" (with Anna Margarita Cervantes-Rodriguez and Brice Mielants), in Caribbean Migration to Western Europe and the United States: Essays on Incorporation, Identity and Citizenship, co-edited with Eric Mileants and Margarita Cervantes-Rodriguez.

2008 - "Latinos and Decolonization of the US Empire in the 21st Century." Social Science Information 47(4):605-22.

2008 - "World-System Analysis and Postcolonial Studies: A Call for Dialogue from the = Coloniality of Power‘ Approach", in Revathi Krishnaswamy and John C. Hawley, eds., The Postcolonial and the Global. Minneapolis: University of Minnesota Press, pp. 94-104.

> Imprimir esta página