Seminário de Apresentação de investigador do CES
O estado da arte quanto à participação dos cidadãos nos sistemas de saúde

Mauro Serapioni, CES

20 de Outubro de 2009, 15:00, Sala de Seminários do CES

No âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Políticas Sociais


Apresentação

Os temas da participação e da governança têm assumido uma grande relevância no âmbito das democracias ocidentais. A participação configura-se como uma instância de reconstrução das formas da acção social autónomas, seja em relação à lógica burocrática do Estado, seja em relação à lógica mercantil do sistema económico. Este debate, muito intenso entre os cientistas sociais a partir dos anos 80, é muito vivo também no âmbito dos sistemas de saúde. Diversos estudos têm evidenciado uma marcada dificuldade de inter-relação entre, por um lado, a tecnologização da medicina e a organização burocrática do sistema de saúde e, por outro, o modelo de comunicação do mundo da vida. De facto, um dos temas centrais das reformas sanitárias dos últimos 20 anos tem-se focalizado na valorização do ponto de vista dos cidadãos. Partnership, participação e empowerment são algumas das palavras-chave mais recorrentes nos textos de reforma de muitos países ocidentais. Entretanto, apesar das boas intenções e de alguns louváveis esforços empreendidos, a participação ainda demora a entrar na práxis dos serviços de saúde.
Esboçadas as novas linhas de investigação - no âmbito das ciências sociais - voltada para a superação da bipolaridade micro-macro, estrutura-ação, sistema social-mundo da vida, serão sucintamente apresentados os resultados de um estudo comparativo (Itália, Reino Unido e Brasil) sobre participação em saúde. Será ainda apresentado o estado da arte da participação dos cidadãos nos sistemas de saúde, resultado de uma revisão da literatura dos últimos dez anos. Esta análise enfocará quer as novas estratégias de envolvimento dos utentes, quer os aspectos críticos evidenciados pelas investigações. Para concluir, será discutida a complexidade da relação entre sistema de saúde e associações de pacientes e utentes.

 
Nota biográfica

Sociólogo e Especialista em Sociologia da Saúde pela Universidade de Bolonha, Mestre em Gestão de Sistemas Locais de Saúde e Doutor em Sociologia pela Universidade de Barcelona. Foi consultor da UNICEF em 1995; coordenador do Curso de Especialização em Gestão de Sistemas Locais de Saúde na Escola de Saúde Pública do Ceará de 1996 até 2001; professor visitante da Universidade Estadual do Ceará de 2000 até 2006; professor contratado da Universidade de Bolonha no ano 2003; Consultor da OPAS/Ministério da Saúde do Brasil nos anos 2004-2005. Tem publicado capítulos de livros e artigos em revistas brasileiras, italianas e francesas sobre os temas da participação dos cidadãos, desigualdades sociais e saúde, avaliação em saúde, métodos de investigação.

> Imprimir esta página