Apresentação de livros

José Vicente Tavares dos Santos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

14 de Setembro de 2009, 18:00, Sala de Seminários do CES

Violências e conflitualidades

Os fenômenos da violência adquirem novos contornos, passando a disseminar-se por toda a sociedade contemporânea: a multiplicidade das formas de violência – violência política, costumeira, violência de gênero, violência sexual, racista, ecológica, simbólica e violência na escola – configuram-se como um processo de dilaceramento da cidadania. As metamorfoses da sociedade contemporânea revelam a historicidade dos processos sociais e a complexidade de seu modo de existir, razão pela qual somos conduzidos a distinguir entre as questões sociais e as questões sociológicas, reconstruindo a significação sociológica das questões sociais que alimentaram a reflexão sociológica desde seu nascedouro.
A compreensão da fenomenologia da violência pode ser realizada a partir do conceito de microfísica do poder, de Michel Foucault, ou seja, de uma rede de poderes que permeia as relações sociais, marcando as interações entre os grupos e as classes.

Actas do XXV Congresso da ALAS – Associação Latino-americana de Sociologia

Autor

José Vicente Tavares dos Santos é Sociólogo (UFRGS, 1971), Mestre (USP, 1977) e Doutor (Université de Paris X- Nanterre,1987).

Professor Titular do Departamento e do PPGS da UFRGS.
Pesquisador do CNPq, participa do INCT Violência, Democracia e Segurança Cidadã. Coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania e do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania (UFRGS-Ministério da Justiça). Membro do Comitê Executivo da AIS, do CLACSO, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Rede de Universidades Brasileiras da UNIPAZ - ONU. Professor convidado nas Universidades de: Cambridge (Inglaterra), Coimbra (Portugal), Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales (França), República (Uruguay), USP e Universidade do Pará. Autor de Matuchos: exclusão e luta (Vozes) e de Colonos do Vinho (Hucitec), organizou Mundialização e Sociologia Crítica da América Latina (UFRGS), Violências, Lutas Sociais e Democracia (UFRGS), Violências em Tempo de Globalização (Hucitec). Autor de Artigos em revistas nacionais e estrangeiras, editor da Revista Brasileira de Segurança Pública.

> Imprimir esta página