Sessão Inaugural do CES – Lisboa

A Nova Geografia Política do Mundo

Carlos Lopes, Director-Geral da United Nations Institute for Training and Research (UNITAR)

11 de Setembro de 2009, 17h, Picoas Plaza, CIUL, Lisboa

Apresentação
A palestra inaugura as actividades da delegação do CES em Lisboa que ficará sediada no Picoas Plaza ‐ Rua do Viriato, 13. A missão do CES-Lisboa é oferecer formação avançada para quadros médios e superiores do sector público, do sector empresarial e do sector da sociedade civil nas quatro grandes áreas temáticas desenvolvidas pelo CES: Instituições, Regulação e Cidadania; Novas Solidariedades Locais, Inter-estatais e Transnacionais; Ciências, Tecnologias e Humanidades; Culturas e Dinâmicas Sociais. Em cada uma destas áreas a formação incidirá sobre pensamento estratégico e a articulação sistemática entre temas de actualidade e visões de médio e longo prazo.

Por ocasião da Sessão Inaugural do CES Lisboa, nas instalações do CIUL, no Picoas Plaza, de 7 a 14 de Setembro, estarão patentes duas exposições fotográficas:

ALSUL
Fotógrafos: Carlos Nolasco e Khalid Fekhari

> Atmosfera de um Lugar – CES 30 Anos
Fotógrafo: Pedro Medeiros

Nota biográfica
Carlos Lopes é, actualmente, secretário-geral adjunto da ONU, assumindo a direcção
da United Nations Institute for Training and Research (UNITAR) e do UN Staff College, em Turim. Fundou e dirigiu o INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau antes de assumir funções na ONU - Organização das Nações Unidas, em 1988. Desde então, ocupou vários cargos de destaque, principalmente no âmbito do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, tendo feito parte da direcção. Em 2003, assumiu funções como representante da ONU e do PNUD no Brasil. Entre 2005 e 2007, foi Director de Assuntos Políticos do Secretariado da ONU.

Carlos Lopes obteve o seu doutoramento em História pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. É membro activo de comissões científicas de 12 instituições académicas e tem mais de 20 livros e 170 artigos científicos publicados.

> Imprimir esta página