Seminário de Pós-doutoramento
Percursos para a escrita de Moçambique: Paulina Chiziane e João Paulo Borges Coelho

Silvio Renato Jorge – UFF / CES

8 de Julho de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES

Apresentação

Considerando o pensamento de Vianna Hissa, ao afirmar que “uma reflexão sobre limites e fronteiras é, também, uma reflexão sobre o poder” , este seminário pretende discutir a produção romanesca de Paulina Chiziane e João Paulo Borges Coelho a partir de uma perspectiva que evidencie, no percurso desses romancistas, a tentativa de ampliar e problematizar os limites impostos pelo movimento de libertação do país ao conceito de moçambicanidade - e ao próprio sistema de produção literária do país - através do projeto de construção do que se chamou, em paralelo à constituição do movimento, o Homem Novo e a Nova Sociedade. As delimitações impostas pelo poder, com o objetivo de apontar a luta pela liberdade do país como o marco zero dessa sociedade, materializaram-se na busca por apagar, naquilo que se considerava a “autêntica” literatura moçambicana, os traços que poderiam remeter tanto à presença do colonizador quanto à recuperação de tradições anteriores a este. Desta forma, os romances publicados por esses dois autores a partir da década de noventa – em paralelo às produções de outros autores significativos, como Mia Couto, por exemplo - investem em novas possibilidades de mapeamento da identidade cultural do país, ao darem vazão não apenas ao estabelecimento do que poderíamos chamar de uma nova cartografia identitária, mas também a uma valorização da memória como forma de questionamento da história oficial. Assim, não seria demais afirmar que seus textos, ao diluírem as fronteiras entre o interior e as cidades, o passado e o presente, etnias e tradições, por fim, entre a ocidental escrita romanesca e a africana arte da narrativa oral, apresentam formas que questionam a centralidade do poder e pressupõem novos parâmetros para a criação literária.

Nota Biográfica

Silvio Renato Jorge é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, onde atua como vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, já desenvolveu pesquisa de Pós-Doutoramento junto ao Programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Uniersidade de São Paulo, sob coordenação do Prof. Dr. Benjamin Abdala Jr. Foi Presidente da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa no biênio 2003 / 2005. Desenvolve no CES investigação de Pós-Doutoramento no âmbito dos Estudos Culturais Comparados, tendo como interlocutores os Doutores António de Sousa Ribeiro e Maria Irene Ramalho. É pesquisador vinculado ao CNPq, através de Bolsa de Produtividade em Pesquisa, com o projeto "Demandas do Contemporâneo: mapas, trajetos e memórias nas literaturas de língua portuguesa".

> Imprimir esta página