PT | EN

A África e suas fonias – impasses e resgates

Laura Padilha
Universidade Federal Fluminense

21 de Maio, 14:00, Sala de Seminários do CES (2º Piso)

No âmbito do Programa de Doutoramento "Pós-Colonialismos e Cidadania Global"

Apresentação

A partir de um olhar sobre as modernas literaturas africanas em língua portuguesa, será discutida a impossibilidade epistemológica de se reduzir o múltiplo lingüístico e cultural africano ao conceito de lusofonia que pressupõe a hegemonia do europeu sobre o não-europeu. Os textos ficcionais se fazem um material importantíssimo quando se quer pensar o entrecruzamento entre o português e as línguas nacionais africanas, procurando entender as novas configurações que a língua legada pelo colonizador passa a ter nos espaços colonizados.

Nota biográfica

Laura Padilha é pós-doutorada em Letras pela Universidade de São Paulo, doutorada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (mesma área) e Professora Associada I da Universidade Federal Fluminense, na área de Literaturas de Língua Portuguesa, em particular nas Literaturas Africanas. É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (BR) e investigadora associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Foi Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras, Vice-presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada, Directora da Faculdade de Letras da Universidade Federal Fluminense, e da editora da mesma universidade.
Para além de inúmeros artigos publicados em revistas da especialidade, Laura Cavalcante Padilha é autora de Entre Voz e Letra - A Ancestralidade na Literatura Angolana (1995), que recebeu o Prémio Mário de Andrade da Biblioteca Nacional do Brasil como o melhor ensaio do ano e de Novos Pactos, Outras Ficções: Ensaios sobre literaturas afro-luso-brasileiras (2001). Ambas as obras contam também com uma edição portuguesa pela Imbondeiro. Organizou com Inocência Mata, Mário Pinto de Andrade: um intelectual na política (2001), A Poesia e a Vida. Homenagem a Alda Espírito Santo (2006) e Mulher em ÁfricaVozes de uma margem sempre presente (2007).