Seminário de Pós-Doutoramento
Discursos sobre desigualdades sociais no Brasil e subjetividades

Claudete Moreno Ghiraldelo

24 de Junho de 2009, 15:00, Sala de Seminários do CES

Apresentação

O presente seminário tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa sobre estratificação social no Brasil e subjetividades. Essa pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, teve como principal objetivo a identificação de discursos sobre desigualdades, valendo-se de um corpus constituído por: (i) entrevistas orais semi-estruturadas, coletadas junto a brasileiros, profissionais diversos, que ocupam diferentes posições sócio-econômicas; e (ii) notícias e matérias jornalísticas de dois importantes órgãos de imprensa brasileiros. Com a análise das enunciações dos depoentes e dos textos jornalísticos, o objetivo foi compreender como os diferentes discursos sobre desigualdades sociais no Brasil materializam-se, estruturam-se e se sustentam, desenhando assim subjetividades brasileiras contemporâneas no que diz respeito às desigualdades sociais, subjetividades que são engendradas por determinadas “linhas abissais” e nestas se ancoram. De modo geral, foi possível detectar que alguns discursos são recorrentes, e típicos, apenas dos sujeitos de um determinado estrato social, enquanto outros são materializados por todos os depoentes, independentemente de suas posições sócio-econômicas.

Biográfica

Claudete Moreno Ghiraldelo é pós-doutoranda no CES-UC, sob a supervisão do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. É doutora em Lingüística Aplicada (UNICAMP, 2002) e professora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Brasil, onde trabalha com ensino e pesquisas nas áreas de Comunicação e Ciências Sociais. É professora colaboradora no programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté, SP. Coordenou projetos de pesquisa em Linguística (Análise de Discurso) e de extensão junto a professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Participa de grupos de estudos e de pesquisas nas áreas de Lingüística e Psicanálise (UNICAMP-IEL), nos quais tem se concentrado no tema subjetividades (brasileiras) contemporâneas e linguagem e seus possíveis desdobramentos.
Saber mais: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4782426D0

> Imprimir esta página