Seminário do Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Políticas Sociais
Educação Superior no contexto do cárcere: uma experiência do sul na reinvenção do espaço prisional

Eunice Nonato, doutoranda UNISINOS/CES

22 de Junho de 2009, 17:00, Sala de Seminários do CES

Apresentação

Tem-se como objetivo neste seminário, apresentar tese de doutoramento, em construção, em que se aborda a questão da inclusão de mulheres reclusas, agentes penitenciários e funcionários da Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul-Brasil, em projeto de formação em nível superior dentro de um presídio feminino. Pretende-se relatar o percurso dessa relação da educação superior com o espaço prisional; apresentar dados sobre o processo educativo formal, de iniciativa do Centro Universitário Metodista IPA- , existente no Presídio Feminino Madre Pelletier RS. A relevância deste trabalho consiste em apresentar o mapa de exclusão da mulher em situação de cárcere, a contribuição que o sistema de educação regular apresenta para superação do estigma atribuído a mulher apenada e indicar contribuições das universidades para reinvenção do espaço prisional como lugar de construção de uma ecologia de saberes.

Nota biográfica

Eunice Maria Nazarethe Nonato, Aluna do Programa de Doutoramento em Ciências Sociais da Universidade Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS-RS-Brasil, em estágio doutoral no Ces; Professora do Centro Universitário Metodista IPA- RS, Pesquisadora sobre a questão da educação de mulheres privadas da liberdade.

Contacto: en.nonato@bol.com.br

> Imprimir esta página