Lançamento do livro Economia(s)

No dia 14 de Janeiro, pelas 18.30 horas, na Livraria Almedina, Atrium Saldanha, Lisboa será apresentado o livro “Economias” da autoria de Francisco Louçã e José Maria Castro Caldas, investigador do CES.

A obra será apresentada pelo Professor João Ferreira do Amaral.


Resumo

Este livro serve para estudar EconomIa. É destinado aos que estudam nos primeiro anos do ensino superior, mas também aos que simplesmente querem saber como funcionam as economias modernas. É portanto escrito para ser lido por qualquer pessoa interessada.

Difere de outros em vários aspectos e por vários motivos. Em primeiro lugar, foi escrito tendo em consideração a realidade da economia global, mas também a da União Europeia. Em segundo lugar, usa a economia portuguesa como material de trabalho. Em terceiro lugar, recusa uma visão monolítica da Economia, que a apresenta como o estudo de uma ciência irrefutável acerca de economia da mercado. Pelo contrário, nele apresentamos a Economia como uma ciência social em desenvolvimento, plural, cheia de contradições vivas, que estuda mercados, instituições e actividades económicas e que se orienta para a resolução de problemas sociais.

Assim, este livro abrange os principais tópicos tratados pelos restantes do mesmo tipo – procura, oferta, regulação e trocas-, mas acrescenta uma abordagem histórica, emprírica e factual que evita as teorias excessivamente simplificadoras. E conta a história destas ideias através dos seus protagonistas.

Um livro não ensina tudo. Mas se for bem sucedido, ensina a aprender a  dá as pistas necessárias para que o estudante prossiga a sua descoberta de conceitos, de técnicas e de teorias.

Francisco Louçã
Economista, professor catedrático no Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade Técnica de Lisboa. Principais obras publicadas: The Years of High Econometrics – A Short History of the Generation that Changed Economics (2007), Ciclos e Crises no Caapitalismo Global – Das Revoluções Industriais à Revolução da Informação, com Chris Freeman, da Universidade do Sussex (2002), Coisas da Mecânica Misteriosa (1999) e Turbulência na Economia (1997).

José Castro Caldas
Economista, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Professor no ISCTE entre 1986 e 2007. Publicou Escolha e Instituições – Análise Económica e Simulação Multiagentes (2000).