PT | EN

Hermes Augusto Costa lançou livro sobre transnacionalização da actividade sindical

O investigador do CES e docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Hermes Augusto Costa, lançou o seu mais recente livro intitulado Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT.

A sessão de lançamento da obra teve lugar no dia 13 de Maio, na livraria Almedina estádio, Coimbra.

A obra foi apresentada por Manuel Carvalho da Silva, líder da CGTP. A moderação esteve a cargo de Elísio Estanque, investigador do CES e docente da Faculdade de Economia.



Resumo

Ao reconhecer a centralidade do trabalho e do sindicalismo nas nossas sociedades, o autor centra-se essencialmente nos desafios e oportunidades suscitados pela transnacionalização da actividade sindical. Neste livro são analisados, de forma comparada, os contributos das centrais sindicais mais representativas de Portugal e do Brasil – a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) – para um sindicalismo transnacional. Os principais impactos decorrentes das transformações do capitalismo mundial sobre o trabalho e o sindicalismo, os factores de crise sindical nacional e transnacional e a apresentação de um conjunto de condições para a renovação sindical transnacional são, entre outros, alguns dos tópicos de que se parte na obra agora apresentada.



Esta obra insere-se na coleccão Saber Imaginar o Social, publicada pela Editora Afrontamento e dirigida por Boaventura de Sousa Santos. Esta inclui estudos críticos sobre diversos temas relacionados com as sociedades contemporâneas, com uma incidência particular na sociedade portuguesa.