Actividades Anteriores
  
 
21 Novembro 2007

Hip-hop no Brasil e em Portugal: conversas sobre arte na periferia

Organização: Marta Araújo, Andreia Moassab, Cristiano F. Lima, Ana Oliveira e Fernanda Vieira

Colaboração: Fabrice Schurmans e Priscila Vasconcelos

Todos os anos, em Novembro, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, universidades, instituições científicas, escolas, associações e museus abrem as suas portas para dar a conhecer as actividades que desenvolvem, através de um contacto directo com o público. Em 2007, o CES associou-se à Agência Nacional Ciência Viva, organizando um evento sobre Hip-Hop e a Arte na Periferia (em Portugal e no Brasil), destinado a jovens estudantes do Instituto Técnico e Artístico Profissional de Coimbra (ITAP).

CONTEXTO dos documentários
Andreia Moassab e Cristiano F. Lima (doutorandos CES)

DOCUMENTÁRIOS
Panorama: Arte na Periferia (2007/52’), de Peu Pereira (Brasil)
Hip Hop com Dendê (2006/15¹) de Fabíola Aquino (Brasil)
Festa do Hip Hop (2005/ 8¹) de Célia Antonacci (Brasil)

CONVERSAS
com João Francisco Barros (divulgador de hip-hop) e Teresa Fradique (investigadora e autora do livro 'Fixar o movimento: Representações da música Rap em Portugal')

DEBATE com os alunos

 

14 de Abril 2007

Encontro da Ciência em Portugal 2007

No âmbito do Encontro Ciência em Portugal – Ciência 2007, os Centros e Laboratórios de Investigação portugueses desenvolveram, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, um programa especial de actividades de divulgação da ciência. O CES, através do Observatório do Endividamento dos Consumidores, dinamizou as seguintes actividades: o “jogo da pepita”, o “jogo da mesa” e o “folheto da cigarra e da formiga”. Incidindo sobre três módulos temáticos (o consumo e a gestão do orçamento familiar; poupança e investimento; crédito e endividamento) estas actividades foram desenvolvidas na sequência de um estudo sobre a problemática do sobreendividamento das famílias portuguesas que havia sido concluído recentemente, e que veio revelar a necessidade de se investir na educação financeira das crianças e jovens. A sua dinamização esteve a cargo de Teresa Ferreira e Fernanda Jesus, com a coordenação de Catarina Frade e Marta Araújo.