Oficina

Trauma: intervenção precoce na crise

16 de março de 2013, 14h00-18h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13, Lj. 117/118

No âmbito do Curso de Formação em Psicotraumatologia este workshop é de frequência obrigatória, sendo atribuídos 10 pontos para acesso ao Certificado Europeu em Psicotraumatologia da ESTSS.

Dando sequência ao Curso de Formação em Psicotraumatologia do Centro de Trauma do CES, estão abertas as inscrições para o terceiro workshop, intitulado “Trauma: intervenção precoce na crise”. Neste módulo será abordada a intervenção precoce em situação de crise, desastre ou catástrofe, bem como as estratégias preventivas e interventivas adequadas.

Títulos das intervenções e formadores:

Intervenção precoce: os primeiros 72 minutos das 72 horas iniciais pós-crise
José Adriano Fernandes, Psiquiatra, Chefe de Serviço de Psiquiatria. Entre outras relevantes atividades na área do Trauma, estruturou e realizou a intervenção psicossocial aquando do acidente de aviação com passageiros portugueses ocorrido em Hong Kong em 1999. Foi igualmente responsável pela estruturação e coordenação no terreno da resposta psicossoscial  à queda da ponte de Entre os Rios, em 2001.

N + 1 : Intervenção precoce em eventos potencialmente traumáticos
Márcio Pereira, Psicólogo, Coordenador do Centro de Apoio Psicológico e Intervenção em Crise do INEM

Síntese final
Luísa Sales (Cocoordenadora do Centro de Trauma/CES) fará a síntese final da sessão.


Nota: Dado o grande interesse manifestado no Curso de Formação em Psicotraumatologia, o Centro de Trauma decidiu reeditar os dois workshop anteriores. Integrado no conjunto de workshops obrigatórios, trata-se de um módulo de frequência indispensável para a obtenção da certificação europeia, pelo que os/as interessados/as que não se inscreveram anteriormente no Curso, poderão fazê-lo agora. Estas reediç~ões deverão ocorrer entre o final de 2013 e o princípio de 2014.