Search



Apresentação


Animação do Espaço Público pelas Artes: Inovação e Sustentabilidade
27 a 30 de Setembro de 2011
Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra
Coimbra, Portugal


Apresentação

Mustidisciplinaridade: Planeamento Urbano, Arquitectura, Artes / Design, Ciências Sociais e Humanidades

O evento é organizado pelo Núcleo Cidades, Culturas e Arquitectura do Centro de Estudos Sociais, Laboratório Associado da Universidade de Coimbra. A unidade integra 22 investigadores doutorados e 14 investigadores juniores associados e possui uma sólida experiência em investigação no âmbito das dimensões culturais do desenvolvimento e das transformações das cidades. O trabalho do Núcleo incorpora e aprofunda um conjunto de abordagens teóricas e metodológicas criativas e interdisciplinares com o objectivo de encontrar respostas concretas a problemas reais, a nível nacional e internacional. Por essa razão uma das áreas de investigação em que o trabalho do Núcleo se desenvolve é a da Cultura e da Sustentabilidade Urbana.

Em que medida a animação artística inovadora de espaços públicos pode contribuir para a construção de cidades mais sustentáveis? A sustentabilidade das comunidades é considerada como um objectivo associado e ao mesmo tempo como um catalisador da vitalidade e da sustentabilidade ao nível ambiental, cultural, social e económico.

Esta iniciativa internacional destina-se a promover o intercâmbio e a aprofundar o conhecimento obtido com investigação de práticas no âmbito da criação de cidades sustentáveis e da animação dos espaços públicos. Envolverá arquitectos, equipas teatrais, comunidades de artistas, gestores urbanos, investigadores de diferentes disciplinas assim como professores e estudantes universitários. O intercâmbio será efectuado a dois níveis: (a) um simpósio internacional nos quais os participantes partilharão as suas experiências e resultados, discutindo os desafios das suas diversas actividades; (b) três oficinas nas quais artistas, arquitectos e investigadores trabalharão em conjunto.


Objectivos principais

1. Explorar e aprofundar abordagens baseadas nas artes destinadas à criação de cidades sustentáveis, participação cidadã e animação dos espaços públicos reunindo não só investigadores e estudantes interdisciplinares como profissionais e gestores para a partilha de experiências, tradições, percepções e análises.
2. Estabelecer uma rede interdisciplinar dedicada à sustentabilidade social e criativa e melhorar o conhecimento sobre como congregar e apoiar a participação dos cidadãos na melhoria da sustentabilidade das suas condições ambientais através de práticas e abordagens artísticas.

Programa e abordagens

O programa geral consiste de um simpósio internacional no qual os participantes partilharão experiências e discutirão os desafios apresentados pelas suas actividades. Em três oficinas complementares trabalharão juntos artistas, arquitectos e investigadores.

27 e 29 de Setembro 2011Simpósio internacional dedicado a abordagens teóricas e a casos de estudo para a análise do contributo da animação artística inovadora de espaços públicos para a sustentatibilidade das cidades dando particular atenção à importância da participação cidadã e ao papel dos artistas. Uma Oficina Experimental dedicada a estudantes estará associada ao Simpósio.

30 de Setembro de 2011Oficina Teatral Experimental ‘Animação de Espaços Públicos com Práticas Artísticas Inovadoras’ que envolve companhias de teatro, profissionais, gestores e investigadores. A oficina é dedicada ao intercâmbio de resultados baseados em práticas e em técnicas dirigidas à participação do público em acções de planeamento e à reutilização e animação de espaços públicos das cidades.

30 de Setembro de 2011A Oficina de Mapeamento Cultural Experimental implantará um método visual e participativo para a identificação e representação do conhecimento de um sítio, procurando promover não só uma maior consciência e percepção do espaço como o envolvimento cívico baseado nas verdadeiras raízes no território visado. A oficina é dedicada a ‘Abordagens Artísticas e ao Retomar do Compromisso com os Espaços Públicas Naturais’.

O dia 30 de Setembro será inteiramente dedicado às Oficinas e mobilizará estudantes do Departamento de Teatro da Escola de Artes de Utrecht (6 estudantes), da Faculdade de Letras (Estudos Artísticos) da Universidade de Coimbra (6 estudantes), da Escola Superior de Educação de Coimbra (6 estudantes) e respectivos professores. Estes estudantes participarão na Oficina Experimental de 5 dias (26 a 30 de Setembro de 2011) que é co-organizada pela Escola das Artes de Utrecht e pelo Teatrão de Coimbra em associação com o Simpósio Internacional. Esta acção experimental com a duração de uma semana é dedicada à investigação sobre a utilização do teatro no incremento da participação cidadã em espaços públicos de pequenas cidades com a pretensão de criação de condições de sustentabilidade.
Esta Oficina conclui com um evento público experimental (fim da tarde do dia 30 de Setembro de 2011) que envolverá de forma interactiva uma audiência local. Neste evento, investigadores e audiências discutirão o trabalho, os métodos e o impacto da Oficina.