Oficina

Protocolos de Convivialidade. Arte, ancestralidade e processos curativos

André Rosa (Ator/Performer, Encenador, Dançarino, Professor e Pesquisador em Artes da Cena)

10 de março de 2020, 15h00 (CANCELLED)

Sala 1, CES | Alta

Resumo

A oficina pretende tensionar e discutir a ancestralidade nos processos artísticos e educacionais, tomando como ponto de diálogo, a organização da produção de conhecimentos nos espaços de matriz africana e indígena no Brasil, numa perspectiva crítica em como o patriarcado, a intolerância religiosa, o racismo e o cissexismo tentam manipular e suprimir as cenas culturais e ancestrais presentes nos corpos que ali transitam.

De acordo com M. Jacqui Alexander, a ancestralidade indica pistas metodológicas em que os corpos possam reprogramar valores, representações e imaginários, na reinvenção das narrativas por meio de histórias e artefatos artísticos que geram em si processos curativos e de auto-conhecimento.

Para isso, trago à cena da discussão: 1. algumas artistas e seus artefatos que estão a trabalhar nestas perspectivas anticoloniais; 2. o caso emblemático da morte de Mãe Gilda de Ogum (mulher negra, periférica e de Candomblé) que levou à criação do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa no Brasil; 3. alguns exercícios teatrais e experimentais que contenham forças motrizes para reestabelecer relações entre arte e ancestralidade.

Público Alvo: Artistas da cena, educadoras/es, psicólogo/as e pessoas de demais profissões sociais como direito, jornalismo, etc.


Nota biográfica

André Rosa é Ator/Performer, Encenador, Dançarino, Professor e Pesquisador em Artes da Cena. Doutor em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra/Portugal, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), e licenciado em Educação Artística - Habilitação Plena em Artes Cênicas (Dança e Teatro) - pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Desenvolve pesquisas (teóricas e práticas) que convocam dissidências epistêmicas, sexuais, linguísticas, espirituais e raciais entre a Performance e a Pedagogia (Estudos da Performance, Arte da Performance, Pedagogia Crítica, Teoria Queer, Estudos Feministas e Estudos Anticoloniais). Atualmente é Docente Adjunto da Universidade Estadual de Maringá (Paraná/Brasil), atuando na Licenciatura em Teatro.


Organização: Programa de Doutoramento em «Estudos Feministas» (FLUC/CES)