Book

Ribeiro, Margarida Calafate; Vecchi, Roberto (2023), Eduardo Lourenço. Uma geopolítica do pensamento. Porto: Afrontamento

next

Article in Scientific journal

Teles Fazendeiro, Bernardo (2023), "The question of truth: how facts, space and time shape conversations in IR", European Journal of International Relations, 29, 4, 832-851
DOI

Book

Cardina, Miguel (2023), O Atrito da Memória. Colonialismo, Guerra e Descolonização no Portugal Contemporâneo. Lisboa: Tinta-da-china

Book

Elisa, Alberani; Cardina, Miguel; Vincenzo, Russo (orgs.) (2023), Revoluções. Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974). Fotografias de Uliano Lucas. Lisboa: Edições do Saguão

Book

Gomes, Rui M.; Ó, Jorge Ramos do (2023), A urgência da palavra impressa. A imprensa dos "intrépidos adolescentes" contra a ditadura (1970-1974). Lisboa: Tigre de Papel

Article in Scientific journal

Silveirinha, Maria João; Lobo, Paula; Simões, Rita Basílio (2023), "Observing gender in the newsroom: insights from an ethnographic study", Feminist Media Studies, 1-17

Book Chapter

Ribeiro, Margarida Calafate (2023), Réimaginer l'Europe: les générations européennes postcoloniales, in Alessandro Benucci, Silvia Contarini, Gonçalo Cordeiro, Graça dos Santos, José Manuel Esteves (org.), L'Europe transculturelle dans le monde global [Transcultural Europe in the Global World]. Paris: Presses universitaires de Paris Nanterre, 265-276
Open Access

Book Chapter

Moura, Tatiana (2023), Masculinidades y feminidades entre guerras y paces: una mirada histórica del patriarcado como sistema de guerra, in Miguel Alonso, David Alegre, Arnau Fernández (org.), A Socio-Cultural History of War: concepts, debates, tools. Zaragoza: Prensas de la Universidad de Zaragoza

Article in Scientific journal

Alcaire, Rita; Moura, Tatiana (2023), "Transformando discursos, normas y prácticas: la construcción de pedagogías inclusivas de género en el contexto portugués", Boletina Anual Escuela de Estudios de Género UNAL, 10, 85-92
Open Access

Article in Scientific journal

Cardina, Miguel; Fytili, Magda (2023), "From History to memory: Representations of Regime change in Portugal, Spain and Greece", Mélanges de la Casa de Velázquez, 53, 1, 151-176

Book

Cardina, Miguel (2023), L'attrito della memoria. Colonialismo, guerra e decolonizzazione nel Portogallo contemporaneo. Milano: Meltemi

Translation

Musil, Robert (2023), Essays, Ensaios Lisboa: Relógio d'Água, trans. by António Sousa Ribeiro

Paper in Conference Proceedings

Moura, Tatiana (2023-01-23), "Masculinities, Gender Stereotypes and Violence Prevention: the example of KINDER Project ´s socio-educational approach" in Cascales et al. (org.), II Congreso Internacional sobre Masculinidades e Igualdad: Educación para la Igualdade y (co)educación. Elche: Universidad Miguel Hernandez de Elche, 196-206.

Book Chapter

Meneses, Maria Paula (2023), Keine Leichten Siege, in Adamczak, Bini et al. (org.), Kreolische Konstellationen: kolonialismus, imperialismus, internationalismus. Münster: jour fixe, 67-81

Book

Carlos Marques, José; Góis, Pedro (orgs.) (2023), O regresso dos emigrantes no Portugal contemporâneo. Coimbra: Almedina

Book Chapter

Vidigal, Inês; Azevedo, Joana; Góis, Pedro (2023), Retorno espontâneo do Reino Unido: o efeito Brexit, a saudade, os novos desafios, in José Marques e Pedro Góis (org.), O regresso dos emigrantes no Portugal contemporâneo. Coimbra: Almedina

Article in Scientific journal

Meneses, Maria Paula (2023), "Desafios Ambientais a Sul: O Ubuntu como Ética de Ligação entre a Comunidade e a Natureza", Meditações Sociais e Filosóficas, 8, 15-32

Article in Scientific journal

Raggi, Giuseppina (2023), "Intrecci teatrali tra Domenico Scarlatti e Filippo Juvarra a Lisbona e a Londra. Nuovi documenti", Revista Portuguesa de Musicologia, 10, 1

Book Review

Ramalho, Maria Irene (2023) critical review to Alberto Pimenta (2022), Foge a nuvem com o vento, Lisboa: Saguão, in Jornal de Letras Artes e Ideias

Book Chapter

Gonçalves, Sofia; Moura, Tatiana (2023), Kinder - Desafiar estereótipos de gênero na educação pré-escolar e no Ensino Básico, in Verano et al. (org.), Experiências e práticas docentes: perspectivas para uma educação transformadora. Santo ângelo, RS: Editora Metrics, 55-64