PT | EN | ES

Teatro do Oprimido

 


A comissão organizadora do IV Colóquio de Doutorandos/as do CES convida os seus participantes a terem uma experiência ao vivo do Teatro do Oprimido, em parceria com o Grupo de Teatro InterDito e o Curinga José Soeiro, no sábado 7 de dezembro, das 14h00 às 15h30.

 

Teatro do Oprimido

O Teatro do Oprimido, método político-teatral criado pelo brasileiro Augusto Boal, toma como ponto de partida uma inquietação profunda: será possível restituir a todos a capacidade de ser simultaneamente espectador crítico do que acontece e criador ativo da realidade? As suas hipóteses são também ambiciosas: “toda a gente pode fazer teatro, até os atores”; é preciso “devolver ao povo os meios de produção teatral”; um teatro transformador não é o que apresenta uma realidade fechada mas o que coloca um problema que cabe ao público discutir e, sobretudo, transformar.

No Teatro do Oprimido, o público rompe a quarta parede invisível que separa palco e plateia, os que observam (espectadores) dos que detêm o monopólio da ação (os atores). A partir da condição de espect-ator, quem vê uma peça é chamado a vir ensaiar, no “palco”, soluções possíveis para o problema que ela coloca.

O teatro-fórum, provavelmente a modalidade mais difundida do Teatro do Oprimido, é hoje utilizado em centenas de países no trabalho social, político e educativo. Em Portugal, há vários grupos comunitários que o utilizam como uma arma para pensarem as suas dificuldades e ensaiarem as transformações que pretendem pôr em prática.

(Fonte: Projeto Biosense - http://biosense.org.pt/pages/pt/noticia.php?id_noticia=45)

 

Grupo de Teatro - InterDito
Grupo de Expressão Dramática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
www.facebook.com/interdito

No início de 2007, um grupo de alunos e docentes encenou a formação de um grupo de teatro na Faculdade. A perspectiva de explorar a relação entre a Psicologia, a Educação e a Intervenção Social concretizou-se no vector principal do projecto que conta já com um portfolio interessante. O grupo encontra-se disponível para fazer formação na área do treino de actor e nas competências de desenvolvimento pessoal.

Saiba mais sobre o Grupo de Teatro InterDito, no artigo escrito por Ricardo Agnes (membro do grupo) para a edição #25 da revista periódica da Universidade de Coimbra "Rua Larga" - http://www.uc.pt/rualarga/anteriores/25/25_10

 

Curinga José Soeiro

Sociólogo, investigador e curinga de Teatro do Oprimido. Desenvolve projetos ligados ao teatro do oprimido desde 2002, em diferentes coletivos, associações, escolas, aldeias, instituições e movimentos sociais. Foi responsável pelo projeto “Estudantes por Empréstimo”, o primeiro projeto de teatro legislativo em Portugal, enquanto exerceu o mandato de deputado à Assembleia da República. Tem dinamizado oficinas de Teatro do Oprimido em Portugal, Croácia, Espanha, Itália, EUA.