Poster 907 Susana de Noronha
Objetos feitos de cancro: mulheres, doença oncológica e cultura material na arte
RESUMO:
Esta comunicação apresenta os resultados finais de uma investigação que ganhou forma enquanto tese de doutoramento. O texto propõe conceitos alternativos de cultura material e doença oncológica através de uma reflexão em torno dos objetos que ganham forma e relevo em projetos artísticos referentes à experiência feminina de diversas tipologias de cancro. Objetos hospitalares, domésticos e criativos, de uso coletivo ou individual, onde se incluem materialidades descartáveis, vestuário, mobiliário e máquinas, compõem uma lista de realidades que se encaixam nas experiências do corpo em diagnóstico, internamento, tratamento, reconstrução, remissão, recorrência, metastização e morte. Para compreender a ação, os usos e os sentidos destes objetos, o campo de trabalho desta investigação abrangeu as imagens e os textos explicativos de cento e cinquenta projetos artísticos produzidos por ou com mulheres que viveram a experiência desta doença. Também expostos na Internet, os exercícios criativos, amadores e profissionais, de fotografia comercial e artística, pintura, desenho, colagem, modelagem, escultura, costura e tricô serviram de terreno narrativo e visual, permitindo-me encontrar a versão émica dos encaixes entre cultura material e doença.
NOTA BIO:
Susana de Noronha é antropóloga e mestre em sociologia da cultura pela Universidade de Coimbra. É autora do livro - A Tinta, a Mariposa e a Metástase: a arte como experiência, conhecimento e acção sobre o cancro de mama, - publicado em 2009 pelas Edições Afrontamento. Em 2007 venceu em ex aequo o Prémio CES Para Jovens Cientistas Sociais de Língua Oficial Portuguesa e em 2003 o Prémio Bernardino Machado para o aluno com classificação final mais elevada em Antropologia.
Para além de doutoranda em sociologia da cultura (CES-FEUC), é também letrista do projeto “At Freddy’s House”, com trabalho registado em três álbuns, um EP e quatro coletâneas.