409 - Paulo Quaresma
Metodologia da Pesquisa em Artes: O paradigma Arts-Based Research Practice
Quaresma, P.
Investigador no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação
A produção de conhecimento em arte, enquadrada no vasto campo das ciências humanas, foi desde sempre levada a cabo por teóricos e estruturada em metodologias de pesquisa convencionais (comparativa, histórica e analítica).
A obra de arte e o seu criador limitavam-se a objeto de estudo.
Havia no entanto um grande potencial desperdiçado que consistia na pesquisa levada a cabo pelo artista no processo prático de criação e que só ele, pela vivência da experiência, podia compilar.
Conscientes desta lacuna, desde meados do séc. XX que diversos teóricos defendem a importância do trabalho prático na investigação, como complemento do trabalho teórico.
Foi só nos anos 90, no Reino Unido, que acesos debates entre académicos do ensino das artes, resultaram num verdadeiro reconhecimento do valor da prática no desenvolvimento de conhecimento académico. (Gray, Malins 2004)
Denominada de Art practice-based research, esta metodologia inclui um artefacto artístico original como trabalho integral e reflexivo, em aditamento a, ou até mesmo, em substituição do desenvolvimento de uma dissertação escrita. No domínio das Artes, esta metodologia, assume que o objeto artístico se constitui como conhecimento, convertendo-se numa legítima pesquisa académica qualitativa. “Ao interligar os limites académicos tradicionais, como a teoria e a prática, palavras e imagem, factos e fantasias” (p. 103), o projeto de investigação artística torna-se um agente ativo na conceptualização literal e conceptual do trabalho académico (Candlin, 2008).
Impelida pela revolução no campo da investigação em arte, a AHRC (Arts and Humanities Research Board ) decide reformular a sua definição de Pesquisa passando a incluir o seguinte parágrafo
“Creative output can be produced, or practice undertaken, as an integral part of a research process. The Council would expect, however, this practice to be accompanied by some form of documentation of the research process, as well as some form of textual analysis or explanation to support its position and as a record of your critical reflection. Equally, creativity or practice may involve no such process at all, in which case it would be ineligible for funding from the Council.”
Esta alteração inaugurou a atribuição de bolsas de investigação a pesquisas fundamentadas no trabalho prático.
Continua a haver alguma contestação a um processo que nunca foi consensual, no entanto a sua proliferação pelo mundo tem sido uma realidade.
Apesar de ligeiras diferenças de interpretação, várias instituições do ensino da arte tem aberto programas de estudos avançados em que a componente prática é a base fundamental da pesquisa.
No panorama português, o Decreto-Lei n.º 230/2009 de 14 de Setembro, veio regulamentar “a possibilidade de obtenção do grau de Mestre e Doutor com base no reconhecimento e análise de obras”, descrito no nº 2 do Artigo 31º.
“Em alternativa, em condições de exigência equivalentes, e tendo igualmente em consideração a natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade, o ciclo de estudos conducente ao grau de doutor pode, nas condições previstas no regulamento de cada instituição de ensino superior, ser integrado:
b) No domínio das artes, por uma obra ou conjunto de obras ou realizações com carácter inovador, acompanhada de fundamentação escrita que explicite o processo de conceção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.”
A título de conclusão, o paradigma Arts practice-based research veio permitir no mundo académico a possibilidade de o artista poder participar ativamente e em primeira pessoa na criação de conhecimento. A obra de arte que continuará a ser objeto de especulações subjetivas e de múltiplas interpretações passa a ter documentado o seu processo criativo, refletivo e construtivo.
Além da pele passa a ter carne.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Bibliografia:
Biggs, M.A.R. (2000) Editorial: the foundations of practice-based research. Working Papers in Art and Design 1Retrieved 2012 from URL
http://sitem.herts.ac.uk/artdes_research/papers/wpades/vol1/vol1intro.html,
Decreto-Lei n.º 230/2009
Diário da República, 1.ª série — N.º 178 — 14 de Setembro de 2009 6311
Candlin, F.(2008). A dual inheritance: the politics of educational reform and PhDs in Art and Design. In R. Hickman (Ed.), Research in Art & Design Education: issues and exemplars. Chicago: Intellect Books
Leavy, P. (2009). Method Meets Art: Arts-Based Research Practice. New York: The Guildford Press
Gray, C. & Malins, J. (2004) Visualizing research: a guide to the research process in
art and design. Hants: Ashgate Publishing Limited
AHRB() Definition of research
1Retrieved 2012 from URL
http://www.ahrc.ac.uk/Funding-Opportunities/Research-funding/RFG/Pages/Definition.aspx