https://ces.uc.pt/summerwinterschools/?lang=1&id=9405

CES Summer School

Investigação Criminal - Olhares e Práticas Interdisciplinares

25 a 27 de junho de 2014

CES-Coimbra

Apresentação

Apresentação

A crescente incorporação de conhecimentos científicos oriundos de várias disciplinas científicas – da genética, biologia, medicina, psicologia –tem conduzido a alterações substanciais nas práticas de investigação criminal em Portugal. A cientifização da investigação criminal visa responder às necessidades dos tribunais e introduzir mais eficiência na justiça. Simultaneamente, a incorporação de novas tecnologias como forma de produção de prova em sede de tribunal desencadeia questões éticas e jurídicas complexas.

Este Curso de Verão reunirá contributos de especialistas de diferentes áreas disciplinares – da biologia e genética forenses, da psicologia forense, das ciências sociais e do direito –, criando contextos de aprendizagem (workshops/seminários/visita a laboratório forense) e de debate que potenciem olhares e práticas interdisciplinares em torno das interações entre a ciência e o sistema de justiça. Dada a crescente centralidade da prova genética como auxílio na identificação criminal, as questões técnicas, científicas, jurídicas e culturais do recurso à tecnologia de DNA merecerão particular destaque.

O curso de Verão “Investigação Criminal – Olhares e Práticas Interdisciplinares” visa dotar os/as participantes com algumas ferramentas essenciais ao entendimento da atuação dos principais atores envolvidos na produção da prova científica aplicada ao contexto judicial.


Destinatários
Este curso  dirige-se a estudantes de licenciatura, mestrado ou doutoramento de diversas áreas (direito, criminologia, ciências sociais, psicologia, biologia) e a profissionais da justiça, das ciências policiais e das ciências forenses que atuam na área da investigação criminal.


Duração do curso: 18 horas


Inscrição: Geral: 120 euros; Estudantes: 96 euros
Modalidades de pagamento:
a) Total – pagamento até ao dia 2 de junho
b) Em duas prestações – 1ª prestação até dia 16 de maio (60 euros // 48 euros); 2ª prestação até 16 de junho (60 euros // 48 euros)


Número mínimo de participantes para realização do curso: 20


Organização: Susana Costa e Helena Machado (NECES)

Programa

PROGRAMA


25 de junho de 2014

09h00 – 9h45 Receção

10h00 – 13h00
As ciências forenses numa perspetiva interdisciplinar
João Pinheiro (INMLCF)
Rui Abrunhosa (UM)
Helena Machado (CES)

14h30 – 17h30
Visita guiada > Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses

Networking

 

26 de junho de 2014

10h00 – 13h00
A gestão da cena de crime: uma abordagem sociológica | Susana Costa (CES)
O retrato-robot biomolecular, ficção ou realidade próxima. – previsão fenotípica e marcadores de ancestralidade | Luís Souto (UA)

14h30 – 17h30
Workshop: Análise de processos judiciais de investigação criminal  | Susana Costa (CES)

Programa cultural (a definir)

 

27 de junho de 2014

10h00 – 13h00
Workshop - Efeito CSI e simulação de julgamento (mock jury) | Helena Machado (CES)

14h30 – 17h30
Conferência: Desafios éticos e jurídicos da prova genética
Francisco Corte-Real (INMLCF)
Carlos Farinha (LPC)
Helena Gonçalves (PGR)

Coffee-break

Raul Farias (PGR)
António Casebre Latas (Conselho de Fiscalização da Bases de Dados)

Debate

Apresentação dos livros:

Bases de Dados Genéticos Forenses. Tecnologias de Controlo e Ordem Social - Helena Machado e Helena Moniz (Coimbra Editora). Apresentação do livro: António Casebre Latas

Tecnologias que Incriminam. Olhares de reclusos na era CSI -  Helena Machado e Barbara Prainsack (Coleção CES/Almedina Editora Almedina). Apresentação do livro: Susana Costa
 

Inscrição

Apresentação Programa Inscrição