PT | EN | ES
Apresentação

Crime e(m) Sociedade: Estado de Direito e exceção

7 a 11 de setembro de 2015, Sala 2, CES-Coimbra

Direito e(m) Sociedade (2. Edição)


Apresentação
Este curso organizado pelo CES pretende ser um diálogo teórico, epistemológico, interdisciplinar e metodológico sobre uma pluralidade de perspetivas e experiências do direito, justiça e cidadania vividas em várias geografias. Após uma primeira edição intitulada «Direito e(m) Sociedade - Acesso ao(s) Direito(s) e à(s) Justiça(s)», em 2015, o curso “Direito e(m) Sociedade” agrega os diversos módulos, intervenções, debates e visitas de estudo sobre um tema comum “Crime e(m) Sociedade: Estado de direito e exceção”, numa perspetiva interdisciplinar, ampla e inovadora.

Dividido em 5 módulos este curso pretende promover a análise e o debate dentro do referido tema comum através de uma pluralidade de reflexões teóricas e empíricas sobre as perspetivas teóricas do crime e(m) sociedade, o Estado de direito, a exceção e a tentação do estado penal, e a relação entre os direitos humanos e o crime, com enfoque o tráfico de seres humanos e a violência de género e nas relações entre imigração e crime. O curso contará com três sessões diárias, de duas horas cada, sendo que, em duas das sessões, se realizarão workshops temáticos, com a divisão dos formandos em grupos de trabalho, seguindo-se um debate final com participação dos professores e dos formandos.

Comissão Organizadora
Andreia Santos, João Pedroso, Maria João Guia e Paula Casaleiro (CES)

Comité Científico
António Casimiro Ferreira (CES/FEUC) e João Pedroso (CES/FEUC)

Estrutura
3 Seminários por dia (9h15; 11h30 e 15h) de 2h

Local
CES-Coimbra e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC)

Destinatários
Estudantes de pós-graduação em direito e ciências sociais e profissionais forenses e não forenses com interesse em analisar e debater a relação entre crime e(m) a sociedade, o direito, a justiça e a cidadania,  numa perspetiva critica e interdisciplinar, de modo ampliar e melhorar a qualidade do debate público sobre os direitos e as suas exceções, no contexto do Estado de Direito no séc. XXI.

Mínimo: 15 formandos

Inscrição
Profissionais:
150 euros;
Estudantes: 75 euros

Admite-se um número limitado de inscrições (5) por módulo:
Profissionais: 30 euros;
Estudantes: 15 euros

Prazo limite de inscrição: 2 de setembro de 2015

Línguas de trabalho
Português e Inglês (serão distribuídos materiais de apoio e/ou traduções parciais das sessões em inglês)

Confere certificado de participação de curso de 30 horas


Qualquer questão, por favor contacte ces@ces.uc.pt

 

editar
    
Compete 2020 FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território Universidade de Coimbra