SOBRE

O Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS) foi criado por estudantes dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) tendo em vista a partilha e divulgação da investigação desenvolvida na área do trabalho e da sua relação com outras esferas da vida social.

Na sua génese, o RETS deriva da necessidade de um maior debate entre estudantes e investigadores em ciências sociais que partilham preocupações sobre os mais recentes fenómenos relativos às transformações do mundo do trabalho e do seu impacto na vida dos indivíduos. Todavia, a discussão sobre as transformações recentes no mundo laboral não pode fechar-se sobre si própria. O RETS privilegia um diálogo que compreenda a complexidade do trabalho como dimensão estruturante da vida contemporânea, ao focar-se nas interseções que estabelece, a montante e a jusante, com o contexto económico e financeiro, com o papel do Estado e das suas instituições, com os domínios da saúde, da educação e da cultura, mas também da dinâmica familiar e afectiva, das identidades individuais e coletivas, e das mais singulares experiências vividas em todos estes domínios.

Impulsionado por estudantes de um dos doutoramentos do CES, o RETS é atualmente composto por membros ligados a outras áreas, estando aberto a todos e todas quanto estejam interessados em participar num processo coletivo de reflexão sobre tais problemáticas.

Contando com a variedade de experiências dos seus participantes, o RETS assume como objetivo que as atividades desenvolvidas diversifiquem os modos de pensar e debater sobre a ciência social, democratizando os contextos e os públicos que a esta têm acesso e aproximando estudantes e investigadores à cidade, aos seus movimentos e aos espaços democráticos que a sua dinâmica cria.

EQUIPA

ATIVIDADES

ATIVIDADES PASSADAS

Encontro
O sindicalismo português no século XXI: novos desafios e respostas sindicais

17 de novembro de 2018, 14h00, Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Apresentação de livro
«Trabalho igual, salário diferente» | Uma análise das denúncias publicadas pela plataforma Ganhem Vergonha
Francisco Fernandes Ferreira (Plataforma "Ganhem Vergonha")
Jo├úo Ferreira (Associa├ž├úo Portuguesa de Juristas Democratas)

25 de janeiro de 2018, 15h00, Sala 1, CES | Alta

Reunião
Reunião Inaugural Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS/CES)

9 de novembro de 2017, 14h00, Sala T2, Dep. Arquitetura da UC

Seminário
Sindicalismo, Política e Relações Sociais de Sexo/Gênero
Maria Lúcia Vannuchi (Universidade Federal de Uberlândia)
Sidney Jard da Silva (Universidade Federal do ABC)

20 de outubro de 2017, 17h00, Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Ver mais...

RECURSOS