SOBRE

O Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS) foi criado por estudantes dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) tendo em vista a partilha e divulgação da investigação desenvolvida na área do trabalho e da sua relação com outras esferas da vida social.

Na sua génese, o RETS deriva da necessidade de um maior debate entre estudantes e investigadores em ciências sociais que partilham preocupações sobre os mais recentes fenómenos relativos às transformações do mundo do trabalho e do seu impacto na vida dos indivíduos. Todavia, a discussão sobre as transformações recentes no mundo laboral não pode fechar-se sobre si própria. O RETS privilegia um diálogo que compreenda a complexidade do trabalho como dimensão estruturante da vida contemporânea, ao focar-se nas interseções que estabelece, a montante e a jusante, com o contexto económico e financeiro, com o papel do Estado e das suas instituições, com os domínios da saúde, da educação e da cultura, mas também da dinâmica familiar e afectiva, das identidades individuais e coletivas, e das mais singulares experiências vividas em todos estes domínios.

Impulsionado por estudantes de um dos doutoramentos do CES, o RETS é atualmente composto por membros ligados a outras áreas, estando aberto a todos e todas quanto estejam interessados em participar num processo coletivo de reflexão sobre tais problemáticas.

Contando com a variedade de experiências dos seus participantes, o RETS assume como objetivo que as atividades desenvolvidas diversifiquem os modos de pensar e debater sobre a ciência social, democratizando os contextos e os públicos que a esta têm acesso e aproximando estudantes e investigadores à cidade, aos seus movimentos e aos espaços democráticos que a sua dinâmica cria.

EQUIPA

ATIVIDADES

ATIVIDADES PASSADAS

Debate
Superexplotación de la fuerza de trabajo
Blanca Estela Melgarito Rocha (FEUC/CES/RETS)

3 de abril de 2019, 15h00, Sala 2, CES | Alta

Debate
Reflexões acerca das desigualdades salariais de gênero 
Kareen Terenzzo (CES/RETS)

14 de março de 2019, 14h00, Sala 2, CES | Alta

Encontro
O sindicalismo português no século XXI: novos desafios e respostas sindicais

17 de novembro de 2018, 14h00, Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Curso de Formação
Formação de Jovens Líderes de Organizações de Trabalhadores

9 de outubro de 2018 a 12 de outubro de 2019, Setúbal

Ver mais...

RECURSOS