Ciclo de cinema
Cenas do CES III
7 a 28 de março de 2012
Enquadramento
Os/as investigadores/as juniores do Centro de Estudos Sociais, em parceria com o FILA K Cineclube, prepararam um ciclo de cinema com o título Cenas do CES III: uma boa dose de lirismo e sífilis, que será integrado na XIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que tem como tema “Navegar é Preciso, Viver não é preciso”.
O título do evento remete para um trecho do tema Fado Tropical, de Chico Buarque e Ruy Guerra, que foi censurado durante a ditadura militar brasileira (“Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dose de lirismo, além da sífilis, é claro”). Nesta canção os autores homenageiam o 25 de Abril e tratam das conexões desconexas entre os dois países unindo elementos culturais, geográficos e históricos de forma inusitada, como é o caso do verso que diz "Sardinhas, mandiocas/E o rio amazonas/Que corre trás-os-montes/E numa pororoca/Deságua no Tejo". Trata-se de um grito de liberdade, de um canto de inspiração entre os povos, que tão bem traduz a proposta deste ciclo, que pretende aprofundar o diálogo entre Portugal e Brasil no sentido de fazer uma reflexão sobre o património cultural e histórico de ambos os países através da sua produção cinematográfica.
A escolha incidiu, por conseguinte, sobre filmes que retratam figuras emblemáticas de um dos países que se deslocam ao outro, figuras queridas e requeridas pelos dois países, o retrato de um dos países através da lente do outro, com o intuito de questionar imagens padronizadas e olhar ambos os países e as relações que mantem através de uma ótica menos dominante.
Todas as sessões decorrem no Fila K Cineclube - Casa das Artes da Fundação da Bissaya Barreto, Av. Sá da Bandeira, 83 (Coimbra), e têm início às 21h30.

