PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?
Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?
SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!
Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.
Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.
Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?
Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.
Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova (NHUMEP), Nancy Duxbury (CCArq), Maria José Carvalho (Biblioteca Norte|Sul), e Joaquim Veríssimo (Gestão de Dados Científicos)
O quê?
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.
Quando?
Ano letivo de 2017/2018: novembro de 2017, fevereiro, abril e maio de 2018
Como?
Através de sessões práticas organizadas em 3 módulos
Para quem?
Número de participantes:
25 no módulo 1;
25 no módulo 2;
30 no módulo 3 (Encontro com editores nacionais e internacionais).
Taxa de inscrição por módulo:
25€ participantes internos
40€ participantes externos
Línguas:
Português e Inglês*
Convidados/as e Formadores/as:
NOTA: A língua preferencial será o português, contudo, sujeita a alteração de acordo com os/as convidados/as.
ABRIL - MAIO 2018
4 de abril (CES | Alta, Sala 2)
10h45-13h00 | Publish and Flourish: A Guide to Your Academic Publishing Success por Lucy Melville (Editora Peter Lang)
15h00-16h30 | Editoras predadoras: Confiança? Prestígio? Poder? por Paula Sequeiros
11 de abril (CES | Alta, Sala 2)
10h00-12h30 | Acesso Aberto a publicações e dados: tecnologias e serviços para a ciência aberta e requisitos de financiadores de investigação por Pedro Príncipe (Serviços de Documentação da Universidade do Minho)
14h00-15h00 | Publicações no CES: Oficinas do CES, e-cadernos por Maria José Canelo e Fernando Fontes
17 de abril (sala de formação da BGUC)
10h00-12h00 - Acesso Aberto e Estudo Geral, por Ana Eva Miguéis (Coordenadora do SIBUC, UC)
12h15 -13h00 - Visita à Biblioteca Geral, por Maria Luísa Machado (Área da Leitura, Referência e Apoio ao Utilizador, BGUC)
15 de maio (CES | Alta, Sala 1)
10h00-16h30 | Oficina da Escrita Criativa por Graça Capinha
23 de maio (CES | Alta, Sala 2)
10h30-12h00 | Técnicas de comunicação dos saberes das ciências sociais para públicos diferenciados por Cláudia Pato Carvalho
14h30-17h30 | Saúde mental na academia por Marco Pereira (FPCE-UC)
Solicita-se a chegada com 15 minutos de antecedência para ligação dos computadores pessoais e/ou corrigir quaisquer incompatibilidades com o WIFI.
As sessões iniciarão impreterivelmente à hora marcada.
13 de dezembro | 10h-12h30 - Anna Blurtsyan
Career Development: Is there life after a PhD?
> CES | Alta, Sala 1
[This workshop is part of the events of the CASPIAN network]
FEVEREIRO/MARÇO 2018
6 de fevereiro | 10h-17h30 | Encontros com autores e atores: Dicas para a escrita científica
Introdução e moderação – Joaquim Veríssimo
10h-11h15 - Olga Solovova: Vencer e defender a tese. Gestão de tempo
11h30-13h - Paula Casaleiro: O Cronograma da Tese: cedências e intransigências
14h30-15h45 - Nancy Duxbury: *Editors' perspectives. Visualization and mapping*
16h-17h30 - Mónica Lopes: Entre a dispersão e a construção
> CES | Alta, Sala 2
7 de fevereiro | 10h-16h30 | Ciências Sociais e Humanas e as diferentes abordagens na organização da produção científica
Introdução e moderação – Maria José Carvalho
10h-13h - João Arriscado Nunes: As diferentes abordagens na organização da produção científica
14h30-16h30 - Patrícia Taborda Silva: Práticas diversas de preparação de doutorandos para o mundo da academia internacional
> CES | Alta, Sala 2
20 de fevereiro | 10h-17h | Escrita académica em Português
Introdução e moderação – Olga Solovova
10h-17h - Joana Vieira Santos: Português académico: identidade do/a investigador/a e os variados discursos académicos
> CES | Alta, Sala 2
28 de fevereiro | 9h30-17h30 | Revisões e transformações: partilha de experiências
Introdução e moderação – Joaquim Veríssimo
9h30-10h30 - Daniel Neves Costa: Da voz do investigador
10h45 -11h45 - Dora Fonseca: O lugar do investigador no trabalho de campo
11h45-12h45 - Sandra Carvalho: Da conceção à concretização
14h30 - 17h30 - Graça Capinha: Escrita académica: a linguagem
> CES | Alta, Sala 2
15 de março | 10h-17h | Inglês académico: Organizar a produção de textos
Introdução e moderação – Olga Solovova
10h-17h - Kate Torkington: *Academic English/Academic Portuguese. Translate/ rephrase/ revise.*
> CES | Alta, Sala 2
*Sessões apresentadas em Inglês.
Inscrições abertas 12 JANEIRO - 2 FEVEREIRO 2018
Solicita-se a chegada com 15 minutos de antecedência para ligação dos computadores pessoais e/ou corrigir quaisquer incompatibilidades com o WIFI.
As sessões iniciarão impreterivelmente à hora marcada.
[A inscrição deverá ser efetuada por módulo]
ABRIL - MAIO 2018
4 de abril (CES | Alta, Sala 2)
10h45-13h00 | Publish and Flourish: A Guide to Your Academic Publishing Success por Lucy Melville (Editora Peter Lang)
15h00-16h30 | Editoras predadoras: Confiança? Prestígio? Poder? por Paula Sequeiros
11 de abril (CES | Alta, Sala 2)
10h00-12h30 | Acesso Aberto a publicações e dados: tecnologias e serviços para a ciência aberta e requisitos de financiadores de investigação por Pedro Príncipe (Serviços de Documentação da Universidade do Minho)
14h00-15h00 | Publicações no CES: Oficinas do CES, e-cadernos por Maria José Canelo e Fernando Fontes
17 de abril (sala de formação da BGUC)
10h00-12h00 - Acesso Aberto e Estudo Geral, por Ana Eva Miguéis (Coordenadora do SIBUC, UC)
12h15 -13h00 - Visita à Biblioteca Geral, por Maria Luísa Machado (Área da Leitura, Referência e Apoio ao Utilizador, BGUC)
15 de maio (CES | Alta, Sala 1)
10h00-16h30 | Oficina da Escrita Criativa por Graça Capinha
23 de maio (CES | Alta, Sala 2)
10h30-12h00 | Técnicas de comunicação dos saberes das ciências sociais para públicos diferenciados por Cláudia Pato Carvalho
14h30-17h30 | Saúde mental na academia por Marco Pereira (FPCE-UC)
Solicita-se a chegada com 15 minutos de antecedência para ligação dos computadores pessoais e/ou corrigir quaisquer incompatibilidades com o WIFI.
As sessões iniciarão impreterivelmente à hora marcada.
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (8.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (7.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (6.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (5.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (4.ª edição)
Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao Turbilhão (3.ª edição)
Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.