Imagem inspirada na ilustração de Demirel Selçuk, disponível em: http://bibliotecasemrede.blogspot.pt/2010/12/turbilhao-de-ideias.html

PT

EN
Apresentação

PUBLICAR: Em que língua? Em que fase do trabalho? Em que revista ou livro? Publicar um artigo ou um capítulo?

Como dar voz às nossas preocupações? Que temas? Como garantir a qualidade do nosso trabalho; organizar os textos, encontrar as frases certas, estabelecer sinergias com outros autores, etc.?

SEM PERECER: Gerindo bem o nosso tempo de escrita, criando rotinas, arranjando espaço, bebendo água, inspirando-expirando… enfim… já sabemos!

Por todo o mundo, os académicos tentam entrar na corrida para dar visibilidade e reconhecimento à sua produção científica, de forma a construírem carreiras internacionais. Investigadores em início de carreira, ao receberem mensagens contraditórias, sentem-se perdidos/as e ficam confusos/as quando são pressionados/as a publicar muito, rápido e em edições de elevado prestígio académico.

Entretanto, as editoras estabelecem procedimentos para garantir a qualidade científica das publicações através da revisão por pares. Fatores de impacto são pensados como indicadores da importância das publicações em diferentes áreas da investigação científica. Ao mesmo tempo, práticas de pay-per-view e pay-to-publish podem restringir, ainda mais, o acesso às publicações. Importa referir, que a opção de publicar em revistas de acesso aberto introduz uma dimensão adicional de escolhas, enquanto oferece inúmeras publicações que se caracterizam pela disparidade em qualidade e em reputação.

Então, como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!

Informações

Quem?
Comissão organizadora do Centro de Estudos Sociais: Olga Solovova (NHUMEP), Nancy Duxbury (CCArq), Maria José Carvalho (Biblioteca Norte|Sul), e Joaquim Veríssimo (Gestão de Dados Científicos)

O quê?
Partilha de técnicas de pesquisa e de gestão de informação, escrita académica, conhecimento das práticas do mercado editorial, entre outros.

Quando?
Ano letivo de 2017/2018: novembro de 2017, fevereiro, abril e maio de 2018

Como?
Através de sessões práticas organizadas em 3 módulos

Para quem?

  • Participantes internos (i.e. com ligação ao CES) – doutorandos, investigadores juniores, investigadores permanentes e investigadores em pós-doutoramento
  • Funcionários CES
  • Participantes externos


Número de participantes:
25 no módulo 1;
25 no módulo 2;
30 no módulo 3 (Encontro com editores nacionais e internacionais).

Taxa de inscrição por módulo:
25€ participantes internos
40€ participantes externos

Línguas:
Português e Inglês*

Convidados/as e Formadores/as:

  • Investigadores/as do CES, cujas publicações têm sido produzidas em diferentes línguas;
  • Bibliotecários/as e cientistas sociais e das humanidades;
  • Formadores/as que partilharão dicas e as suas técnicas preferidas;
  • Representantes das editoras nacionais e internacionais;
  • Participantes internacionais; Investigadores/as internacionais.


NOTA: A língua preferencial será o português, contudo, sujeita a alteração de acordo com os/as convidados/as.

1.º Módulo
Recursos da Biblioteca Norte|Sul; Normas; Motores de busca; Repositórios; Bibliometria; Identificação do/a investigador/a;

NOVEMBRO - DEZEMBRO 2017
 

15 de novembro | 10h-13h || 14h30-17h30 - Maria José P. F. Carvalho
BNS / SIBUC: Catálogos e bases de dados
> CES | Alta, Sala 2

22 de novembro | 10h-13h || 14h30-17h30 - Maria José P. F. Carvalho
Normas e estilos de citação, e gestão de referências bibliográficas
> CES | Alta, Sala 2

29 de novembro | 10h-13h || 14h30-16h30 - Maria José P. F. Carvalho
Fatores de impacto e relevância das publicações periódicas
> CES | Alta, Sala 2

6 de dezembro | 09h30-12h30 || 14h30-17h30 - Joaquim Veríssimo & Susana Jarmelo
09h30-12h30 - Joaquim Veríssimo
Identificação do/a investigador/a: Iniciação ao ORCID
14h30-17h30 - Susana Jarmelo
Uso de bases de dados bibliográficas (Web of Science) na gestão e promoção de uma carreira científica a nível internacional
> CES | Alta, Sala 2

7 de dezembro | 10h-12h30 || 14h30-17h30 - Francisco Freitas
Zotero & Mendeley: gestão de conteúdos bibliográficos
> CES | Alta, Sala 2
 

Inscrições abertas 23 OUTUBRO - 3 NOVEMBRO 2017

Solicita-se a chegada com 15 minutos de antecedência para ligação dos computadores pessoais e/ou corrigir quaisquer incompatibilidades com o WIFI.

As sessões iniciarão impreterivelmente à hora marcada.

[A inscrição deverá ser efetuada por módulo]

Mais Informações e Inscrição
2.º Módulo
Escrita científica: da frustração à construção

13 de dezembro | 10h-12h30 - Anna Blurtsyan 
Career Development: Is there life after a PhD?
> CES | Alta, Sala 1
[This workshop is part of the events of the CASPIAN network]

 

FEVEREIRO 2018
Mais informações em breve...

3.º Módulo
Sobreviver ao Turbilhão: Técnicas de Expressão; Instrumentos; Editoras Científicas...

ABRIL - MAIO 2018

Mais informações em breve...

Dúvidas ou Sugestões

Partilhem as vossas dúvidas ou sugestões aqui: survive_stampede@ces.uc.pt
As ideias recolhidas nas caixas virtuais e físicas ajudar-nos-ão a orientar as sessões práticas mais de acordo com os vossos interesses.