Apresentação de livro

«Trabalho igual, salário diferente» | Uma análise das denúncias publicadas pela plataforma Ganhem Vergonha

Francisco Fernandes Ferreira (Plataforma "Ganhem Vergonha")
João Ferreira (Associação Portuguesa de Juristas Democratas)

25 de janeiro de 2018, 15h00, CES | Alta
Apresentação

A apresentação do livro «Trabalho igual, salário diferente» conta com a presença de Francisco Fernandes Ferreira, autor e fundador da plataforma 'Ganhem Vergonha', que desde 2013 denuncia abusos relacionados com situações de trabalho ou de recrutamento em Portugal. Também terá a participação do advogado João Ferreira, membro da Associação Portuguesa de Juristas Democratas e um dos convidados que contribuíram com um texto para o livro.

A publicação foi financiada por «crowdfunding» e apresenta um panorama dos sites de oferta e procura de emprego, exemplos de casos denunciados pela plataforma, notas sobre a defesa de trabalhadores precários, revelações sobre a metodologia usada na plataforma e ainda as reações que provocou em trabalhadores e empresários.

Cada capítulo é acompanhado pela opinião de personalidades que atuam em áreas próximas dos temas abordados: Abel da Costa Ferreira (inspector de trabalho), João Camargo (activista), João Fernandes Ferreira (advogado), José Soeiro (deputado), José Vegar (jornalista), José Vítor Malheiros (jornalista), Luís Miguel Loureiro (jornalista), Manuel Afonso (sindicalista), Mário Moura (crítico de Design), Miguel Tiago (deputado), Nuno Ramos de Almeida (jornalista), Raquel Varela e Maria Augusta Tavares (historiadoras), Santana Castilho (professor), Tiago Barbosa Ribeiro (deputado), Tiago Gillot (activista), Rita Garcia Pereira (advogada) e Rita Rato (deputada).

Sobre a Plataforma «Ganhem Vergonha»
A plataforma de denúncia de emprego precário 'Ganhem Vergonha' foi criada em 2013 por Francisco Fernandes Ferreira. Recebe cerca de 1000 queixas por ano, tendo apresentado mais de 200 casos. Em 2015 lançou uma petição pública exigindo a regulação dos anúncios de oferta de emprego que reuniu cinco mil assinaturas e conduziu a uma audiência no Parlamento. Atualmente conta com 35 mil seguidores nas redes sociais. 


Links: http://ganhemvergonha.pt |  https://www.facebook.com/ganhemvergonha