Ciclo de Oficinas
Trabalho e Sociedade
Oficina

Trabalho, Precariedade e Qualificação – um olhar a partir das relações de poder entre Capital e Trabalho

Alfredo Campos (CES)

16 de março de 2016, 18h00, Sindicato de Professores da Região Centro (Praça da República, Coimbra)
Apresentação

Resumo

A apresentação tem início com uma abordagem dos sistemas produtivos até aos anos 70, nos quais imperou o modelo fordista, de estabilidade no emprego, no qual o Estado regulava as relações de trabalho e a economia. A partir daquela década este modelo entrou em declínio, precedido uma década antes por conflitos laborais, complementados com a crise económica e petrolífera de 70. Estes acontecimentos deram lugar nos anos 80 a combinações de novos modelos produtivos, que serão seguidamente abordados.

Serão analisadas as duas vias gerais que tiveram lugar nos modelos produtivos: a valorização do trabalho qualificado à qual correspondeu uma precarização do desqualificado, segmentando-se o emprego em função da qualificação. Actualmente, no entanto, a precariedade que atinge os/as trabalhadores/as mais desqualificados/as, alastra-se às funções mais qualificadas, constituindo-se como um ponto de viragem.

É proposta a identificação de combinações de precariedade e estabilidade laboral, operacionalizadas em factores como a coesão/estratificação interna, área/sector e organização profissional/sindical, estudando diferentes formas de precariedade e os factores que mais ou menos capacitam para resistir.

Será sugerido que, no quadro de dado regime de acumulação, a tendência para a precarização resulte da articulação de diversos factores, tomando como eixo central o poder – a correlação de forças entre capital e trabalho – directo entre estes e indirecto em torno do Estado.

Esta apresentação pode proporcionar um debate útil a todos/as os/as interessados/as nas formas de precariedade nos dias de hoje e formas de vulnerabilidade e resistência.


Nota biográfica

Alfredo Campos é Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, integrando o Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). É licenciado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Mestre em "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo", pela mesma instituição, e doutorando em "Human Rights in Contemporary Societies", no Centro de Estudos Sociais e Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.