Colóquio Internacional

Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI


27 e 28 de maio de 2016, 09h30, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
ApresentaçãoProgramaOradoresLivro de ResumosInscriçãoCartaz

Enquadramento
 

Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI é o I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES) A iniciativa, que terá lugar nos dias 27 e 28 de maio de 2016, inaugura a concretização de um projeto do RETS, de realização de um encontro científico anual orientado para jovens investigadores com especial interesse nas questões do trabalho, das relações laborais e produtivas e da relação que estas estabelecem com as demais esferas da vida social.

Integrado num plano mais abrangente de atividades, o colóquio visa, principalmente, constituir-se como um espaço de reflexão e discussão entre jovens investigadores e especialistas das ciências sociais, potenciando um diálogo entre perspetivas de várias gerações de investigadores sobre temas prementes e estruturantes no mundo contemporâneo.

Aberto a toda a comunidade e orientado também para o público em geral, o Colóquio pretende situar-se num plano académico de discussão e análise dos domínios político, económico, social. Versando sobre tendências estruturantes do mundo globalizado, que impactam diretamente a vida quotidiana dos indivíduos, explorar-se-á as diversas abordagens teórico-epistemológicas para sua explicação, visando-se compreender, numa leitura crítica, as dinâmicas micro e macro dos fenómenos e os diversos planos de sua interseção. Através da realização de grupos de trabalho, e da convocação de protagonistas e público do campo associativo (sindical e empresarial) pretende-se, ainda, dar espaço e voz às experiências adquiridas no terreno de investigação empírica e de trabalho, e à sua discussão com perspetivas mais teóricas.

Sobre o tema Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI, a sua seleção decorre, especialmente, do reconhecimento das dinâmicas estruturantes de flexibilização e precarização do trabalho no contexto atual. O mundo do trabalho e da produção conhece, desde a década de 1970, transformações que não cessam de surpreender as sociedades e de colocar novos desafios aos seus mais diversos protagonistas. A viragem política liberal e a revolução tecnológica dos anos 1980 potenciam os primeiros passos para a principal dinâmica de transformação no mundo do trabalho: a flexibilização. Nos anos 90, com a abertura e expansão do comércio internacional, as mudanças nos contextos laborais decorrem, cada vez mais, do novo rumo liberalizador da política económica, financeira e produtiva. Importantes transformações marcam esta década. A combinação de diferentes modelos de produção, a deslocalização e externalização das unidades produtivas, a elevação supranacional das empresas, a financeirização das economias e dos Estados, bem como a crescente dessindicalização, individualização e liberalização da contratação laboral, são algumas das tendências que deram corpo e extensão à flexibilização e provocaram uma vulnerabilização, cada vez mais trivializada, do trabalho, dos trabalhadores e das organizações que representam os seus interesses.

Foi neste século XX que os trabalhadores conquistaram o maior leque de direitos por si alguma vez detidos. Mas foi também neste século que se mostrou vertiginosa a dinâmica da sua perda. Sucedendo deste rumo da história política e económica, o século XXI apresenta-se, assim, num momento determinante. O presente colóquio pretende, sob o tema proposto, suscitar uma reflexão sobre os lugares do trabalho, da produção e das lutas por direitos sociais num contexto cada vez mais liberalizador, individualista e desigual.

As temáticas propostas pela sua Comissão Organizadora são, no âmbito das preocupações que dão mote ao encontro, nos seguintes domínios:

1- Relações Laborais e Produtivas, Conflito e Diálogo

2- Globalização e Mercados Nacionais e Transnacionais de Produção e Emprego

3- Género, Trabalho e Desigualdades

4- Trabalho, Educação e Saúde

5- Economia, Desenvolvimento e Políticas Públicas

6- Profissões, Qualificação e Transformações Tecnológicas

 

Inscrições

As inscrições são realizadas através do preenchimento do formulário abaixo indicado, sob seguintes normas:

- Inscrição com comunicação: até 17 de maio de 2016, 15 Euros. Depois desta data, a inscrição passa a ter um custo adicional de 5 Euros (20 Euros no total) e só poderá ser realizada até ao fim do dia 24 de maio de 2016.

- Inscrição sem comunicação: até 28 de maio de 2016, 5 Euros.


A Comissão Organizadora informa que:

i. não haverá devolução de dinheiro a quem estiver inscrito e não participar do evento.

ii. Os certificados de participação e apresentação de trabalhos serão disponibilizados exclusivamente em versão digital.

 

Contactos

A Comissão Organizadora do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais pode ser contactada através do seguinte endereço eletrónico: callrets@ces.uc.pt.

Para dúvidas relativas a inscrições e pagamento de inscrições, contactar o Centro de Estudos Sociais através do endereço: inescosta@ces.uc.pt.


Comissão organizadora: Alfredo Campos, Ana Alves da Silva, Bia Carneiro, Bruno Fernandes Januário, Saulo Aristides de Souza  | Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS/CES)