Seminário

Perspetivas de investigação sobre o mundo do trabalho de 2016 a 2020

Arnaldo José França Mazzei Nogueira, Elísio Estanque e Hermes Augusto Costa

27 de janeiro de 2016, 16h00, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Apresentação

Resumo

O objetivo do seminário é apresentar uma agenda de temas relevantes sobre o mundo do trabalho que mereceriam ser investigados até 2020.

Público alvo: doutorandos, mestrandos e investigadores do campo das relações de trabalho, da sociologia e das ciências sociais aplicadas.


Notas biográficas

Elísio Estanque
, nasceu no Alentejo (Rio de Moinhos - Aljustrel), tendo frequentado o ensino secundário em Aljustrel, Liceu Nacional de Faro, Externato Marquês de Pombal, Lisboa. Com 16 anos fixou residência nesta cidade, onde trabalhou e continuou os estudos. Foi activista sindical e de diversos movimentos sociais no período revolucionário (1974-1975). Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu a licenciatura em Sociologia no ISCTE - Universidade de Lisboa entre 1981 e 1985. Em Novembro de 1985 integrou a equipe de sociologia/ ciências sociais da FEUC, onde se mantém. Desde sempre foi irreverente, independente e crítico dos abusos de poder de todos os tipos; continua activista de diferentes causas de esquerda, mas é contra quaisquer seguidismos e alinhamentos cegos. Procura usar os seus conhecimentos e experiência ao serviço dos valores democráticos e do combate às injustiças sociais.

Hermes Augusto Costa é doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), onde exerce funções de Professor Auxiliar. Ao nível do ensino pós-graduado, é cocoordenador do Programa Doutoramento em "Relações de Trabalho, Desigualdades Sociais e Sindicalismo" ministrados na FEUC e no Centro de Estudos Sociais (CES). É investigador do CES desde 1993, tendo sido cocoordenador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Sindicalismo entre 2002 e 2010, bem como do Núcleo Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) entre 2011 e 2013. As suas principais áreas de investigação são os processos de globalização e regionalização do sindicalismo, os Conselhos de Empresa Europeus e as relações laborais. Nestes domínios, tem publicado nacional e internacionalmente vários artigos e livros. De entre os seus livros mais recentes contam-se: Sindicalismo global ou metáfora adiada? Discursos e práticas transnacionais da CGTP e da CUT, Porto: Afrontamento, 2008; As vozes do trabalho nas multinacionais: impacto dos Conselhos de Empresa Europeus em Portugal (coautoria com Pedro Araújo), Coimbra: Almedina/CES, 2009 [Prémio Agostinho Roseta/6.ª edição, atribuído pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social]; O sindicalismo português e a nova questão social: crise ou renovação? (coorganização com Elísio Estanque), Coimbra: Almedina/CES, 2011; Conselhos de Empresa Europeus: um estudo dos setores metalúrgico, químico e financeiro em Portugal (coautoria com Paula Reis Costa). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014.

Arnaldo José França Mazzei Nogueira, nascido em 11/11/1955, em São Paulo, Brasil, filho de Durval Mazzei Nogueira e Maria Ignez França Mazzei Nogueira. É Professor Livre Docente / Associado da Universidade de São Paulo desde 19/06/2015 e Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica desde 10 de agosto de 2004. Fez o doutorado em Ciências Sociais (1996) e o mestrado em Ciência Política (1990) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-UNICAMP). É pesquisador no campo das Relações de Trabalho e Recursos Humanos em Processos de Globalização e orientador de mestrado e doutorado com mais de 20 mestres formados pela USP e pela PUC-SP.
 


Organização: Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS/CES)