SOBRE

O Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade (RETS) foi criado por estudantes dos programas de doutoramento do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) tendo em vista a partilha e divulgação da investigação desenvolvida na área do trabalho e da sua relação com outras esferas da vida social.

Na sua génese, o RETS deriva da necessidade de um maior debate entre estudantes e investigadores em ciências sociais que partilham preocupações sobre os mais recentes fenómenos relativos às transformações do mundo do trabalho e do seu impacto na vida dos indivíduos. Todavia, a discussão sobre as transformações recentes no mundo laboral não pode fechar-se sobre si própria. O RETS privilegia um diálogo que compreenda a complexidade do trabalho como dimensão estruturante da vida contemporânea, ao focar-se nas interseções que estabelece, a montante e a jusante, com o contexto económico e financeiro, com o papel do Estado e das suas instituições, com os domínios da saúde, da educação e da cultura, mas também da dinâmica familiar e afectiva, das identidades individuais e coletivas, e das mais singulares experiências vividas em todos estes domínios.

Impulsionado por estudantes de um dos doutoramentos do CES, o RETS é atualmente composto por membros ligados a outras áreas, estando aberto a todos e todas quanto estejam interessados em participar num processo coletivo de reflexão sobre tais problemáticas.

Contando com a variedade de experiências dos seus participantes, o RETS assume como objetivo que as atividades desenvolvidas diversifiquem os modos de pensar e debater sobre a ciência social, democratizando os contextos e os públicos que a esta têm acesso e aproximando estudantes e investigadores à cidade, aos seus movimentos e aos espaços democráticos que a sua dinâmica cria.

EQUIPA

ATIVIDADES

ATIVIDADES PASSADAS

Oficina
Recuperação da Dignidade Humana - acesso à habitação e o direito ao trabalho em Portugal
Diana Gaspar (Psicóloga na CRESCER)
Elda Coimbra (Inquilina do projecto É UMA CASA, Lisboa Housing First)

8 de junho de 2021, 16h00 (GMT +01:00), Evento em formato digital

Oficina
Promessas de equidade por trás das práticas de desigualdade: Mobilidade e migração estudantil no caso brasileiro
Annelise Erismann (Doutoranda no Centro de Gênero da Universidade de Lausanne)

4 de maio de 2021, 16h00 (GMT +01:00), Evento em formato digital

Oficina
A organização das mulheres na CUT - Central Única dos Trabalhadores
Junéia Batista (Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da Central Única dos Trabalhadores)

27 de abril de 2021, 16h00 (GMT +01:00), Evento em formato digital

Oficina
Mobilising workers during the pandemic: online campaigning and organising 

24 de fevereiro de 2021, 16h00 (GMT), Evento em formato digital

Ver mais...

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Carneiro, Bia; Costa, Hermes Augusto (2020). “Digital Unionism as a Renewal Strategy? Social Media Use by Trade Union Confederations.Journal of Industrial Relations, doi:10.1177/0022185620979337.

Recoaro, D., de Menezes, M. A., Jard da Silva, S., & Santos Júnior, J. (2020). INVISIBILIDADES, INSURGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS: “Mulheres Briguentas” no Movimento Sindical do ABC Paulista. REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO, 1(52), 87-105. 

Recoaro, Deise (2020), "Sindicalismo de movimento social e a organização das mulheres", BIB Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, 93, 1-24. 

Zsögon, Cecilia (2019), "Girls’ exploitation in the Triple Border among Argentina, Brazil and Paraguay: between colonialism and human rights narrative", Society Register, 3(4), 57-74. 

Monteiro, Claudia Lima (2019), “A desmistificação do ato inseguro nos acidentes de trabalho”, Anais XVI Encontro Nacional da ABET – A Reforma Trabalhista no Brasil e no mundo. Salvador, Bahia. 

Monteiro, Claudia Lima (2019), “A jornada de trabalho no Brasil: Reflexões para a luta coletiva”, Notícias, BASE-FUT, março, 15 de 2019. 

Zsögon, Cecilia (2018), "Las formas del trabajo infantil en la región de la Triple Frontera entre Argentina, Brasil y Paraguay", Revista Anais Brasileiros de Estudos Turísticos / ABET, Juiz de Fora, v.8, n.3, Set./Dez., 2018. 

Zsögon, Cecilia (2018), "Reflexiones sobre la construcción del objeto de estudio: el trabajo infantil en la Triple Frontera entre Argentina, Brasil y Paraguay", NORUS, 6(9), 470-492, Jan/Jul/2018. 

Carneiro, Bia (2018), "Trade unions and Facebook: the need to improve dialogue and expand networks", ETUI Policy Brief , 5/2018.

Zsögon, Cecilia (2017), "Trabajo infantil en América Latina: entre el eurocentrismo y el poscolonialismo", Revista SURES, 2017, 10, 94-106.

Campos, Alfredo; Alves da Silva, Ana; Carneiro, Bia; Santos, Elaine; Aristides, Saulo (2017), "Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI: Atas do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos em Relações de Trabalho e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (RETS/CES)" número temático em "Cescontexto - Debates", 16.

RECURSOS

VÍDEO: Sérgio Lessa debate "O impacto da pandemia nas relações de trabalho"

VÍDEO: «Trabalho igual, salário diferente»: Uma análise das denúncias publicadas pela plataforma Ganhem Vergonha

VÍDEO: Sessões do I Colóquio Internacional do Grupo de Estudos Relações de Trabalho e Sociedade: Trabalho, Produção e Lutas Sociais no Século XXI (com Ilóna Kovacs, Juan José Castillo, Manuel Loff, Sérgio Ribeiro, Elísio Estanque, Manuel Carvalho da Silva, Adriano Campos, José Soeiro, Ana Alves da Silva, Eduardo Barata e Alfredo Campos)

ÁUDIO: Ateneu debate “A Financeirização do Mundo e suas Consequências”

VÍDEO: Arnaldo Nogueira, Elísio Estanque e Hermes Costa debatem "Os Mundos do Trabalho em Portugal e no Brasil"

PODCAST: Entrevista com Arnaldo Nogueira

VÍDEO: Alfredo Campos debate "Trabalho, Precariedade e Qualificação: um olhar a partir das relações de poder entre Capital e Trabalho”

VÍDEO: Ana Alves da Silva debate “No Sinuoso Trilho do Empreendedorismo: notas sobre a pequena empresarialidade em Portugal”