José Luandino Vieira - Diários do Tarrafal

Período
1 de julho de 2013 a 30 de junho de 2016
Duração
36 meses
Financiamento
Fundação Calouste Gulbenkian
Resumo

O objetivo principal do projeto “José Luandino Vieira – Diários do Tarrafal” é trazer a público o espólio inédito do escritor do tempo de cárcere. Este é um importante testemunho de um tempo político decisivo para a história recente de Portugal e Angola, e da descolonização em geral. Deste modo propomos, por um lado, divulgar a obra inédita de maneira filologicamente bem estruturada, e, por outro lado, comemorar uma grande obra literária de um grande autor angolano e da língua portuguesa.

Resultados

- Publicação da obra "Diários do Tarrafal", de José Luandino Vieira, em português, numa edição cientificamente bem articulada; - publicação de uma entrevista ao autor e um estudo introdutório que reflita os objetivos científicos enunciados e a sua aplicação como instrumento interpretativo; - dois artigos científicos; - participação  com este significativo contributo nas comemorações dos 50 anos da publicação de "Luuanda"

Parceiros

Universidade de Bolonha, Itália; Michel Cahen Centre “Les Afriques dans le Monde”, CNRS/Sciences Po Bordeaux, França; Phillip Rothwell Universidade de Rutgers, State University of New Jersey, EUA

Investigadoras/es
Margarida Calafate Ribeiro (coord)
Michel Cahen
Mónica Silva
Phillip Rothwell
Roberto Vecchi
Palavras-Chave
literatura angolana, escrita íntima, luta anti-colonial