CREATOUR
Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais

Período
1 de novembro de 2016 a 31 de outubro de 2019
Duração
36 meses
Financiamento
Fundação para a Ciência e Tecnologia
COMPETE2020
Programa Operacional Regional de Lisboa
Programa Operacional Regional do Algarve
Resumo

CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros universitários que trabalham com organizações culturais / criativas e outras partes interessadas localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. Este projeto é coordenado pelo CES, terá e tendo como parceiros o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações da Universidade do Algarve, o DINÂMIA'CET-IUL, Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território do ISCTE-IUL e o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho.

O objetivo geral do CREATOUR é desenvolver uma abordagem integrada e pilotar uma agenda de investigação centradas no turismo criativo em pequenas cidades e áreas rurais, fortalecendo ligações dentro e entre regiões portuguesas. CREATOUR entrelaça teoria e experimentação, combinando referenciais teóricos e metodológicos multidisciplinares, mapeamento cultural, e exercícios de benchmarking com a análise de estudos de caso de turismo criativo.

O projeto integra abordagens teóricas e metodológicas de desenvolvimento cultural e setor criativo, turismo e desenvolvimento regional e está estruturado de acordo com as dimensões-chave para a valorização do sector criativo: 1) construir conhecimento e capacidade, 2) apoiar o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao lugar, e 3) reforçar a formação de redes e clusters. Neste contexto, o CREATOUR visa produzir recomendações de política, dando especial atenção à interacção em cluster e à colaboração em rede como opções fundamentais para o desenvolvimento continuado.

 

CREATOUR is supported by European funds (through COMPETE2020, POR Lisboa, POR Algarve) and by the Portuguese Foundation for Science and Technology (project 016437).

Resultados

O projecto CREATOUR vai permitir: promover o conhecimento dos sectores criativo / cultural e turístico nas pequenas cidades e zonas rurais de Portugal; catalisar o desenvolvimento de uma rede de 40 ofertas de turismo criativo; conceber o desenvolvimento profissional e eventos de co-aprendizagem através de IdeaLabs regionais e nacionais; avaliar o desenvolvimento, recepção e impactos dos projetos pilotos de turismo criativo; organizar três conferências internacionais anuais; e desenvolver cursos de formação avançada e uma série de publicações direcionadas a investigadores, profissionais e agentes envolvidos na formulação de políticas.

Parceiros

CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora

CIEO -Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Universidade do Algarve

DINÂMIA'CET – IUL, Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território

Lab2PT, Landscape, Heritage and Territory Laboratory, Universidade do Minho

Investigadoras/es
Alexandra Rodrigues Gonçalves
Ana Maria Ferreira
Ana Rita Cruz
Carlos Fortuna
Cláudia Pato de Carvalho
Isabel Vaz de Freitas
João Brigola
João Filipe Marques
Júlia Lourenço
Lorena Sancho Querol
Margarida Perestrelo
Maria Assunção Gato
Maria de Fátima Ferreiro
Maria Noémi Marujo
Miguel Nuno Marques Pereira
Mirian Tavares
Nancy Duxbury (coord)
Olga Maria Pinto de Matos
Paula Remoaldo
Paulo Peixoto
Pedro Costa
Tiago Vinagre Castro
Vítor Patrício Rodrigues Ribeiro
Palavras-Chave
turismo creativo, indústrias culturais e creativas, diversificação da oferta turística, desenvolvimento económico das cidades de pequena dimensão e das zonas rurais