Medalha de Mérito Cultural

Paulo Varela Gomes distinguido, a título póstumo, com Medalha de Mérito Cultural

Agosto 2017

A Direção da Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra congratula-se com a atribuição, a título póstumo, da Medalha de Mérito Cultural a Paulo Varela Gomes, pelo Ministro da Cultura de Portugal.

Falecido a 30 de abril de 2016, foi crítico, professor universitário, historiador de arte e arquitetura e antigo investigador deste centro de investigação. Considerado um dos mais significativos escritores e historiadores de arte portugueses da atualidade, realce-se o seu extraordinário trabalho no que toca à Arquitetura, não só enquanto historiador, mas igualmente como crítico e divulgador.

Nesse sentido, pode ler-se no Despacho n.º 6820/2017 do Diário da República n.º 152/2017, Série II de 2017-08-08, que oficializa esta distinção, que a mesma se deve ao «seu notável contributo para a divulgação da história da arte e da arquitetura lusa nas diversas partes do mundo, tendo contribuído para o estreitamento das relações culturais efetivas entre Portugal e a República da Índia, e por ocasião da visita oficial do Primeiro-Ministro António Costa à República da Índia em janeiro de 2017». Recorde-se que o galardão foi entregue pelo Primeiro-Ministro nessa visita de Estado à Índia, em cerimónia pública decorrida na Delegação da Fundação Oriente em Goa, a 12 de janeiro.

O seu trabalho determinado e a obra que deixou, resultante, por exemplo, da sua relação com o oriente, mais precisamente com Goa, viria a revelar-se seminal em muitas das suas inflexões intelectuais desenvolvidas no âmbito do CES, constituindo um legado incontornável, que marcará o universo da historiografia portuguesa.