Prémio de Poesia da APE

Luís Quintais distinguido com o Grande Prémio de Poesia da APE

Junho de 2017


Luís Quintais
foi distinguido com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante pelo livro Arrancar Penas a um Canto de Cisne (Assírio & Alvim) que, segundo afirma o júri do galardão, «dá a ver o sólido percurso poético de Luís Quintais, sustentado numa voz singular».

Segundo informações disponibilizadas pela Associação Portuguesa de Escritores,«um júri constituído por Fernando J. B. Martinho, José Manuel Mendes e Rita Patrício decidiu, por maioria, atribuir o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante ao livro Arrancar Penas a um Canto de Cisne, de Luís Quintais (Assírio & Alvim).» O coletivo refere que a obra premiada «dá a ver o sólido percurso poético de Luís Quintais, sustentado numa voz singular, de um lirismo apurado no diálogo constante com várias tradições poéticas e depurado por uma subtil ironia que perpasse os poemas. Manifestando a sua mestria poética em registos bem diferenciados, Luís Quintais, no volume em apreço, revela-se com um autor dos mais marcantes da actual poesia portuguesa.»

Vencedor da V edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa (2016), do Prémio P.E.N. Poesia 2015 e do Prémio Literário Fundação Inês de Castro (2015) com a obra O Vidro, foi considerado pelo júri do galardão que acaba de lhe ser atribuído «um autor dos mais marcantes da atual poesia portuguesa».

Luís Quintais, nascido em 1968 e natural de Coimbra, é antropólogo, ensaísta e poeta, além de professor na Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Publicou diversos livros de poesia: A imprecisa melancolia (1995), Lamento (1999), Umbria (1999), Verso antigo (2001), Angst (2002), Duelo (2004), Canto onde (2006), Mais espesso que a água (2008), Riscava a palavra dor no quadro negro (2010), Depois da música (2013), O Vidro (2014) e Arrancar penas a um canto de cisne. Poesia 2015-1995 (2015).

Do seu currículo consta ainda o Prémio Fundação Inês de Castro, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio P.E.N. Clube Português e o Prémio Fundação Luís Miguel Nava.

O valor do Prémio que agora recebe é de € 12.500,00 (doze mil e quinhentos euros).

Segundo a organização, a cerimónia pública de entrega do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C. M. de Amarante será anunciada em breve.

Outras informações sobre o premiado e o seu trabalho literário em https://luisquintaisweb.wordpress.com/