Prémio Fundação Mário Soares

José Pedro Monteiro distinguido com Menção Honrosa

Novembro 2017

José Pedro Monteiro, investigador em pós-doutoramento no CES, acaba de ser distinguido com uma Menção Honrosa na edição de 2017 do Prémio Fundação Mário Soares, pela tese de doutoramento «A internacionalização da questão laboral “indígena” no império colonial português (1944-1962)».

Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa no âmbito do Programa Inter-Universitário de Doutoramento em História (PIUDHist), licenciou-se em Relações Internacionais pela Universidade do Minho e é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. A sua tese de mestrado, intitulada «Portugal, a Organização Internacional do Trabalho e o problema do trabalho nativo - a queixa do Estado do Gana» recebera já a Menção Honrosa do prémio da Fundação Mário Soares em 2013.

Os seus principais interesses de investigação são as várias interconexões entre imperialismo e internacionalismo no século XX, em particular aquelas que lidam com os problemas cruzados do trabalho colonial e da outorga e exercício de direitos civis, políticos, sociais, culturais e económicos.

Publicou vários artigos e capítulos de livro, sozinho ou em coautoria, em publicações nacionais e internacionais. Em 2015 coorganizou, com Miguel Bandeira Jerónimo, o volume coletivo «Os Passados do Presente: internacionalismo, imperialismo e a construção do mundo contemporâneo» (Almedina).

Atualmente encontra-se envolvido no projeto de investigação «Change to Remain? Welfare Colonialism in European Colonial Empires in Africa (1920-1975)» que procura compreender, a partir de uma perspetiva histórica comparativa, a formulação e o desenvolvimento das doutrinas e programas de "colonialismo de bem-estar" nos impérios coloniais europeus a partir da década de 1920.

O Prémio Fundação Mário Soares, instituído em 1998, é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do século XX. A cerimónia de entrega das distinções agora atribuídas decorre no dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Auditório da Fundação Mário Soares, em Lisboa.