Honoris Causa

Boaventura Sousa Santos recebe Honoris Causa da Universidad Iberoamericana Ciudad de México

Abril de 2017

Boaventura de Sousa Santos, Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, recebe a 5 de abril de 2017 o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidad Iberoamericana Ciudad de México (México).

A cerimónia de entrega da distinção está integrada no colóquio internacional «En la encrucijada del Norte y el Sur», que decore na capital mexicana, entre 3 e 5 de abril, no Auditório José Sanchéz Vilaseñor da Universidad Iberoamericana Ciudad de México.

Segundo a organização, nesta iniciativa dedicada à obra poética e ao pensamento crítico de Boaventura de Sousa Santos procurar-se-á «reunir o trabalho de um pensador relevante, crítico das narrativas da dominação, em diálogo com os movimentos sociais e com intelectuais, como um contributo indispensável para a mudança do mundo que urge promover nas sociedades da era planetária».

Boaventura de Sousa Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça.

É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça. Dirige o projeto de investigação «ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo», um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

Mais informações sobre o colóquio: https://ceasmexico.wordpress.com/2017/03/10/coloquio-internacional-en-la-encrucijada-del-norte-y-el-sur-la-obra-poetica-y-el-pensamiento-critico-de-boav-entura-de-sousa-santos