8ª edição do Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa

Mário Augusto Medeiros da Silva e Miguel Cardina vencedores ex aequo da 8ª edição do Prémio CES

Julho de 2013

O júri da 8ª edição, constituído por Cristiana Bastos (ICS-UL), Graça Carapinheiro (ISCTE- IUL), Leonardo Avritzer (Univ. Federal de Minas Gerais) e Teresa Cruz e Silva (Univ. Eduardo Mondlane), presidido pelo Diretor do CES, Boaventura de Sousa Santos, deliberou atribuir o prémio, ex-aequo, por unanimidade, aos trabalhos:

Mário Augusto Medeiros da Silva com o trabalho A Descoberta do Insólito: Literatura Negra e Literatura Periférica no Brasil (1960-2000) e Miguel Cardina com o trabalho Margem de certa maneira. O Maoismo em Portugal 1964-1974.

O júri deliberou ainda atribuir três menções honrosas aos seguintes trabalhos:

- Três estrelas do Sul Global: O Fórum Social Mundial em Mumbai, Nairobi e Belém, de Ana Maria Prestes Rabelo;

- Mestiçagem Jurídica? O Estado e a Participação Local na Justiça em Cabo Verde. Uma análise Pós-Colonial, de Odair Lopes Varela;

- Tudo isto é Pop. Portugalidades musicais contemporâneas entre a ‘tradição’ e a ‘modernidade’ de Tiago José Lemos Monteiro.

No valor de 5.000,00 Euros, esta 8ª edição do Prémio CES é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Sobre o Prémio
O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra criou, em 1999, um prémio de atribuição bienal destinado a jovens investigadores/as (até 35 anos) de Países de Língua Portuguesa. O Prémio CES visa galardoar trabalhos de elevada qualidade no domínio das ciências sociais e das humanidades. Um dos objetivos principais é o de promover o reconhecimento de estudos que contribuam, pelo seu excecional mérito, para o desenvolvimento das comunidades científicas de língua portuguesa. O domínio das ciências sociais é entendido em sentido amplo.