Apresentação

COORDENAÇÃO: Carlos Nolasco e Rafaela Granja


Desde 2005, o CES tem organizado um Ciclo Anual de Conferências, dando a conhecer o trabalho de investigação, nacional e internacional, de jovens cientistas no domínio das ciências sociais. Na origem deste ciclo esteve a vontade de promover o diálogo com o trabalho produzido noutras instituições, apoiado numa matriz claramente interdisciplinar. Para tal, temos contado com o contributo de alguns dos mais promissores jovens cientistas sociais, assim como de outros atores e saberes, dado que têm participado nestes encontros pessoas de outras instituições académicas, de outros áreas académicas e de várias organizações da sociedade civil.

Todas as edições foram organizadas em torno de nove conferências de periodicidade mensal, em ciclos que costumavam ter início em outubro e se prolongavam até junho do ano seguinte. Em 2013 decidiu restringir-se o número de conferências, realizando-se uma por cada núcleo do CES.

Convidando investigadores/as de outras escolas com trabalho realizado em áreas científicas muito diversas (Sociologia, Antropologia, História, Economia, Relações Internacionais, Estudos Literários, Ciências da Educação, Direito, Estudos Africanos, Ciência Política e Filosofia), o CES tem, assim, procurado contribuir para a troca de experiências e para a discussão dos resultados das suas investigações. A escolha dos convidados/as para cada ciclo tem por base a excelência do trabalho que estes têm vindo a desenvolver nas respetivas instituições e a sua internacionalização no espaço das ciências sociais e humanas.

Em cada conferência, o debate tem sido promovido através dos comentários de um investigador sénior e um investigador júnior do CES.