Curso de Formação Avançada

Outras Áfricas – Heterogeneidades, (des)continuidades, expressões locais

11 e 12 de março de 2011

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo

Este curso pretende dar visibilidade às heterogeneidades de um continente que o imperialismo do Norte, e a ciência ao seu serviço, ora essencializa como um só – A África -, ora, no período pós-colonial, cartografa ainda de acordo com as respectivas ex-potências colonizadoras, sob a retórica das línguas e culturas “partilhadas” – lusofonia, francofonia, anglofonia.

O curso será constituído por um conjunto de seminários sobre temas diversos – da antropologia à literatura e ao teatro, passando pela política, a religião e as diásporas -, dedicados, em exclusivo, a alguns aspectos de Outras Áfricas que não a “lusófona” (aquela que a investigação científica no contexto português maioritariamente contempla).

Deste modo se procurará, de um modo transdisciplinar, não só debater múltiplas perspectivas de reflexão sobre as Áfricas, como colocar em discussão o seccionamento epistemológico (ainda dominante) dos estudos africanos segundo as áreas de influência neo-colonial e as eventuais distorções essencialistas que estes possam produzir.


Programa

Sexta-feira, dia 11 de Março de 2011

Manhã:

10.00: Abertura

10.30: Clemens Zobel  (CES) – A antropologia e a emergência da África: ciência(s) e lugar(es) entre colonização e descolonização

12.30: almoço

14.15: Albert Farré Ventura (Centro de Estudos Africanos / ISCTE) – O Estado e as autoridades tradicionais: suma de debilidades e agendas políticas em confronto

16.00: coffee break

16.30: Mallé Kassé (Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar) – Islão e Política no Senegal

Sábado, dia 12 de Março de 2011

9.30: Catarina Martins (CES / FLUC) – “La Noire de…” tem nome e tem voz. A narrativa de mulheres africanas anglófonas e francófonas para lá da Mãe África, dos nacionalismos anti-coloniais e de outras ocupações.

11.15: coffee break

11.30: Fabrice Schurmanns (Doutorando em Pós-Colonialismo CES) – O trágico do Estado pós-colonial

13.30: almoço

15:00: Mamadou Ba (SOS / Racismo) – Imigração africana em Portugal para lá da lusofonia: Onde cabem a(s) outra(s) África(s)?

17.00: Conclusões e encerramento


Língua de Trabalho: Português

Número máximo de participantes: 30

Inscrições:

Público em geral: 40 Euros

Estudante: 20 Euros

 

Inscrição online

Data limite de Inscrição:  9 de Março de 2011.