Maria Luísa Barbosa da Cunha Simões Cardoso

De Novembro a Abril de 2013, no âmbito do projeto de doutoramento, desenvolveu a primeira fase de trabalho de campo em Goa e West Bengal (Calcutá), Índia. De Fevereiro a Junho de 2013, realizou um estágio de curta duração (em regime de voluntariado) na Direção Regional da Cultura do Centro (DRCC), Coimbra, tendo a seu cargo a análise, organização e inventariação dos processos de classificação respeitantes aos distritos da Guarda e Castelo Branco, sob coordenação da Dr.ª Isabel Policarpo-DRCC. Atividades desenvolvidas: a)De 2009 a 2010 - no Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha/DRCC, como técnica superior e em colaboração com a Dr.ª Lígia Negrão/DRCC, desenvolveu o plano de programação cultural para o ano de 2010; sob orientação da Dr.ª Lígia Gambini/DRCC, desenvolveu o plano de ação educativa para o Centro Interpretativo do MSCV/DRCC; conceção e implementação do projeto "HORTA MONÁSTICA" - entre a prática antiga e a agricultura biológica", em articulação com a Dr.ª Lígia Gambini/MSCV/DRCC e com a Eng.ª Elsa Canavarro/Eng.º Filipe Melo/ESAC, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC). No decurso dessa ação e em colaboração com a Dr.ª Lígia Gambini (DRCC), ficou a seu cargo o acompanhamento das estagiárias da ESAC, na concretização e implantação do projeto no terreno; Para além disso, colaborou no estudo e no desenvolvimento de atividades diretamente relacionadas com a coleção e o espólio arqueológico, presentes no núcleo museológico e reserva da referida instituição; b) Coordenação do Sector de Património da Fundação para o Desenvolvimento da Zona Histórica do Porto (FDZHP), de 2000 a 2005, tendo a seu cargo a gestão de toda a informação patrimonial, cultural, social e financeira, respeitante às operações de reabilitação sócio urbanística realizadas pela instituição nas quatro freguesias do Centro Histórico do Porto (Sé, Vitória, São Nicolau e Miragaia) consideradas na zona classificada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, materializada em base de dados e arquivo documental; c) 2003 - Tese de seminário "A indústria Vidreira em Portugal - o caso de Barbosa & Almeida", na área de património industrial, sob orientação da Professora Doutora Maria Luísa Reis Lima; d) Realizou o estágio da licenciatura (2002/2003) no projeto EUROMINT, tendo integrado a equipa da Fundação da Zona Histórica do Porto (FZDHP) que planeou, concebeu, coordenou e realizou as sessões teóricas - (história da moeda) - e práticas - (trabalhar plasticamente o tema com o auxílio de um monitor de artes plásticas), com vista à conceção de um modelo/protótipo de moeda, diretamente relacionadas com os conteúdos dos equipamentos parceiros do projeto - Casa do Infante, Casa Tait, Fundação Cupertino de Miranda e CRAT-Centro Regional de Artes Tradicionais - que possuíam no seu acervo, peças e documentação diretamente relacionadas com a temática do projeto: a revitalização das casas da moeda europeias. Foram parceiros internacionais a República Checa (Municipalidade de Kutná Hora) e Espanha (Municipalidade de Segóvia), sob coordenação do Dr. Manuel Luís Real, diretor do Arquivo Histórico da Casa do Infante. O projeto culminou numa exposição itinerante em Julho de 2002, nas cidades do Porto (Portugal), Segóvia (Espanha) e Kutná Hora (República Checa); e) 2001- Realizou um estudo e levantamento histórico/arquitetónico do edificado das freguesias da Zona Classificada Património Mundial da Humanidade, Sé e Vitória, para o CRUARB/CH, sob orientação do Arqt.º Rui Loza; f) 2001 - Realizou o VII curso de Itinerários da Arte Portuguesa, "Arte no Brasil - Séculos XVI a XVIII, sob orientação da Prof.ª Doutora Myriam Ribeiro Oliveira; g) 2000 - Integrou a comissão de Organização da exposição comemorativa dos 25 do CRUARB, que decorreu de 17 de Julho a 10 de Setembro, no Mercado Ferreira Borges, no Porto, sob coordenação do Arqt.º Rui Loza; h) 2000 - Autora do artigo "Antecedentes ao nascimento do CRUARB", publicado em Porto a Património Mundial, CRUARB - 25 anos de reabilitação urbana, Porto: Câmara Municipal do Porto, 2000; i) 2000 - Realizou o IV curso de Itinerários de Arte Portuguesa "O Azulejo em Portugal", sob orientação do Prof. José Meco; j) 2000 - Direção da ADEHAUP - Associação para o Desenvolvimento dos Estudos Históricos e Arqueológicos da Universidade Portucalense; k) 2000 - Comissão organizadora das jornadas de "História e Património - novos desafios" que decorreram nessa universidade, sob coordenação científica dos Professores Doutores, Cristina Pimenta, Eduarda Moreira da Silva, Isabel Morgado e Silva e José Manuel Tedim; l) 1999 - Prospeção arqueológica realizada no âmbito do projeto de investigação da Professora Doutora Maria da Luz Van Schoer, "Minas Proto-Históricas", no Alentejo, nas herdades da Butefa (Barrancos) e de Rui Gomes (Moura), sob sua orientação e com a colaboração do Dr. Miguel Rego (colaborador do Professor Doutor Cláudio Torres, no campo arqueológico de Mértola).