Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais

Sete Desafios Perante Sete Ameaças

Boaventura de Sousa Santos (CES)

7 de outubro de 2011, 17h00

Auditório da Faculdade de Economia da UC

Aula Inaugural dos Programas de Doutoramento 2011/2012

O Conselho Científico da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) instituiu a Cátedra Boaventura de Sousa Santos em Ciências Sociais.

A finalidade desta Cátedra é reconhecer e homenagear o trabalho de grande relevo científico que Boaventura de Sousa Santos desenvolveu enquanto Professor da FEUC e Diretor do Centro de Estudos Sociais. Com ela, a FEUC pretende também dispor de um instrumento valioso para aprofundar a sua internacionalização e para que, através de colaborações externas de grande prestígio, os seus doze Programas de Doutoramento reforcem o seu dinamismo e qualidade.

Assumiu-se que a Cátedra corresponde a um semestre em cada ano durante o qual se pretende assegurar a presença na Faculdade de um cientista social de grande prestígio. Para além de, pelo menos, uma grande Conferência Pública, o detentor da Cátedra terá um programa de trabalho no âmbito dos seminários dos Programas de Doutoramento, designadamente daqueles que são organizados em cooperação com o CES - Centro de Estudos Sociais. Procurar-se-á igualmente que, durante a estadia na FEUC, haja lugar à consolidação do trabalho de investigação cuja publicação venha a ser associada à própria Cátedra.