Aula Inaugural da Cátedra Milton Santos

Amazônia no Atual Contexto Internacional

Luis Eduardo Aragón (Universidade Federal do Pará)

31 de maio de 2011, 17h00

Sala de seminários (2º piso), CES-Coimbra

Resumo
O processo de globalização, a mundialização dos mercados, o extraordinário avanço das telecomunicações, a modernização dos transportes, o fortalecimento da sociedade (e do mercado) do conhecimento, entre outros fatores, modificaram profundamente a geografia mundial. E nesta realidade a Amazônia passa a ter papel preponderante pelo enorme estoque de capital natural que ela possui e por seu papel central nas mudanças climáticas mundias. É essa realidade que será debatida nesta conferência.

Nota biográfica
Luis Eduardo Aragón - É professor e investigador da Universidade Federal do Pará (Brasil), doutorado em Geografia pela Universidade do Estado de Michigan nos EUA e titular de pós-doutoramento em estudos populacionais na Brown University e em estudos latinoamericanos na Universidade de Estocolmo.

Exerceu as funções de Secretário Executivo da Associação de Universidades Amazônicas (UNAMAZ) e de Coordenador da Assessoria Especial de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará. Coordenador da Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o Desenvolvimento Sustentável.

As suas actuais linhas de investigação compreendem os temas População e desenvolvimento, População e meio ambiente, Desenvolvimento do Meio Rural e Conservação da Biodiversidade nas Reservas da Biosfera e Migrações Internacionais. Tem participado como perito consultor em diversos projectos internacionais sobre estes temas.

Tem uma vasta obra publicado, destacando-se os seus livros The Amazon as a study object: Building regional capacity for sustainable development (1994), Ciência e Educação Superior na Amazónia: Desafios e oportunidades de cooperação internacional (2001), A desordem ecológica da Amazónia (org., 1991), Problemática do uso local e global da água da Amazónia (org., 2003), Populações da Pan-Amazónia (org., 2005), População e meio ambiente na Pan-Amazónia (Org., 2007), Migração internacional na Pan- Amazónia (org., 2009), Amazónia no cenário Sul-Americano (org., 2009).