Teresa Cunha

Teresa Cunha nasceu no Huambo em Angola e vive em Coimbra, Portugal. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Realiza um projecto pós-doutoral sob o título: Women InPower Women. Democracy, dignity and good-living in Mozambique, South Africa and Brazil. É investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. É Professora na Escola Superior de Educação de Coimbra, Formadora Sénior dos Centros Europeus de Juventude do Conselho da Europa e presidente da ONGD 'Acção para a Justiça e Paz'. Estudou teologia, filosofia, ciências da educação e sociologia. Os seus interesses de investigação são feminismos e pós-colonialismos no Índico; mulheres transição pós-bélica, seguranças e memórias; economias feministas; direitos humanos. Publicou os seguintes livros: «Women inPower Women. Outras Economias criadas e lideradas por mulheres do sul não-imperial»; «Ensaios pela Democracia. Justiça, dignidade e bem-viver»; «Never Trust Sindarela. Feminismos, Pós-colonialismos, Moçambique e Timor-Leste; Elas no Sul e no Norte»; «Vozes das Mulheres de Timor»; «Timor-Leste: Crónica da Observação da Coragem»; «Feto Timor Nain Hitu - Sete Mulheres de Timor»; «Andar Por Outros Caminhos»; «Raízes da ParticipAcção», para além de artigos em revistas científicas e capítulos de livros em vários países e línguas.

Cunha, Teresa (2017), Beyond the Timorese nationalist orthoxy. The 'Herstory' of Bi-Murak, in Sara Niner (org.), Women and politics of gender in pos-conflict Timor-Leste. London: Routledge

Cunha, Teresa; Lauris, Élida (2016), "À procura de um outro constitucionalismo económico: construindo a cidadania a partir de iniciativas de economia solidária e popular lideradas por mulheres do Sul", Sociologias, 18, 43, 150-175

Cunha, Teresa (2016), O Xitique Delas e as iniciativas econômicas de mulheres em Moçambique, in Luiz Inácio Germany Gaiger; Aline Mendonça dos Santos (org.), SOLIDARIEDADE E ALTERNATIVAS SOCIAIS. TRAJETÓRIAS E EXPERIÊNCIAS. S. Leopoldo: UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS