Susana Costa

Susana Costa é Investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado e membro do Núcleo de Estudos de Economia, Ciência e Sociedade (NECES)da Universidade de Coimbra. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Bolseira de Pós-Doc da FCT com a investigação "Configurações da tecnologia de ADN no sistema de justiça criminal português: análise de casos judiciais e perspetivas dos juízes", investigadora associada do Projeto Exchange: Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the European Union: Engaging Science with Social Control, Citizenship and Democracy (ERC Grant agreement No 648608) e Docente no Mestrado de Criminologia do ISMAI na disciplina de Desvio, Crime, Controlo, Mudança e Oreintação da Dissertação, colaborando ainda na disciplina de Tópicos Específicos de Criminologia e Tópicos Avançados de Criminologia. Foi bolseira da FCT e doutoranda em Sociologia pela Universidade de Coimbra desde 2003 com a tese "Filhos da (sua) mãe. Actores Institucionais, Perícias e Paternidades no Sistema Judicial Português e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, com a tese "A Justiça em Laboratório. A identificação por perfis genéticos de ADN. Entre a harmonização transnacional e a apropriação local" (2001). Em 1996 licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Entre 2010 e 2012 foi Docente do Mestrado de Psicologia Forense e Psicologia Clínica da Universidade Lusófona do Porto. Os seus interesses de investigação têm-se focado nos últimos anos nas relações entre a ciência e o direito e na forma como a genética e o teste de DNA têm vindo a ser utilizados em tribunal. As suas investigações centram-se nos estudos sociais da ciência, sociologia da ciência, sociologia do direito.

Costa, Susana (2017), "Visibilities, invisibilities and twilight zones at the crime scene in Portugal", New Genetics and Society, 36, 4, 375-399

Costa, Susana (2017), O aparato forense e os entendimentos socioculturais na investigação criminal em Portugal, in Helena Machado (org.) (org.), Genética e Cidadania. Porto: Afrontamento, pp. 87-109

Santos, Filipe; Costa, Susana; Richter, Vítor (2017), O banco de dados genéticos no Brasil: Os desafios operacionais e legais de um processo de modernização, in Claudia Fonseca; Glaucia Maricato; Larissa Duarte; Lucas Besen (org.), Ciência, medicina e perícia nas tecnologias de governo. Porto Alegre: CEGOV, 130-150