Susana Costa

Susana Costa é Investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado e membro do Núcleo de Estudos de Economia, Ciência e Sociedade (NECES)da Universidade de Coimbra. Co-coordenadora do Núcleo de Estudos de Ciência, Economia e Sociedade. Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Atualmente é Bolseira de Pós-Doc da FCT com a investigação "Configurações da tecnologia de ADN no sistema de justiça criminal português: análise de casos judiciais e perspetivas dos juízes", investigadora associada do Projeto Exchange: Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the European Union: Engaging Science with Social Control, Citizenship and Democracy (ERC Grant agreement No 648608) e Docente no Mestrado de Criminologia do ISMAI na disciplina de Desvio, Crime, Controlo, Mudança e Oreintação da Dissertação, colaborando ainda na disciplina de Tópicos Específicos de Criminologia e Tópicos Avançados de Criminologia. Foi bolseira da FCT e doutoranda em Sociologia pela Universidade de Coimbra desde 2003 com a tese "Filhos da (sua) mãe. Actores Institucionais, Perícias e Paternidades no Sistema Judicial Português e mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, com a tese "A Justiça em Laboratório. A identificação por perfis genéticos de ADN. Entre a harmonização transnacional e a apropriação local" (2001). Em 1996 licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Entre 2010 e 2012 foi Docente do Mestrado de Psicologia Forense e Psicologia Clínica da Universidade Lusófona do Porto. Os seus interesses de investigação têm-se focado nos últimos anos nas relações entre a ciência e o direito e na forma como a genética e o teste de DNA têm vindo a ser utilizados em tribunal. As suas investigações centram-se nos estudos sociais da ciência, sociologia da ciência, sociologia do direito.

Santos, Filipe; Costa, Susana; Richter, Vítor (2017), O banco de dados genéticos no Brasil: Os desafios operacionais e legais de um processo de modernização, in Claudia Fonseca; Glaucia Maricato; Larissa Duarte; Lucas Besen (org.), Ciência, medicina e perícia nas tecnologias de governo. Porto Alegre: CEGOV, 130-150

Costa, Susana (2015), O tempo que passa é a ciência que foge - a cena de crime numa perspetiva comparativa da atuação das polícias em Portugal e no Reino Unido, in Claudia Fonseca e Helena Machado (org.), Ciência, identificação e tecnologias de governo. Rio Grande do Sul, Brasil.: Coleções Editoriais do CEGOV, 195-220

Costa, Susana (2014), Os constrangimentos práticos da investigação criminal em Portugal e suas repercussões na aplicabilidade da Base de Dados de ADN, in Helena Machado e Helena Moniz (org.), Bases de Dados Genéticos Forenses. Tecnologias de controlo e ordem social. Coimbra: Coimbra Editora