Sílvia Roque

Sílvia Roque é, desde 2008, investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2014), recebeu, em 2015, o Prémio CES para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa pela sua tese de doutoramento. Realizou ainda um mestrado em Estudos Africanos (2007), no ISCTE-IUL-Instituto Universitário de Lisboa, e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2002). Desde 2005 tem trabalhado em projectos de investigação no domínio das Relações Internacionais, em particular na área de Estudos para a Paz. Para além da Guiné-Bissau e de El Salvador, países onde concentrou a maior parte da sua investigação, colaborou ainda em projectos de investigação em Portugal e em Moçambique. Além disso, tem colaborado com organizações da sociedade civil e organizações internacionais na realização de estudos, formação e cooperação que visem a compreensão e a diminuição de várias expressões de violência.

Roque, Sílvia (2017), "Between New Terrains and Old Dichotomies: Peacebuilding and the Gangs' Truce in El Salvador", Contexto Internacional, 39, 3, 499-520

Roque, Sílvia (2016), "Jovens gerindo (im)possibilidades: a reprodução da desesperança em Bissau", Soronda: Revista de Estudos Guineenses., Número Especial. Juventude e Transformações Sociais na Guiné-Bissau, 123-143

Livro

Roque, Sílvia (2016), Pós-guerra? Percursos de violência nas margens das Relações Internacionais. Coimbra: Almedina