Sílvia Ferreira

smdf@fe.uc.pt

Sílvia Ferreira é professora auxiliar em Sociologia, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Sociais e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social da FEUC. É docente nos três níveis de estudos, nas licenciaturas em Sociologia e Economia, Mestrado em Sociologia, Mestrado em Roads to Democracy, Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e no Doutoramento em Sociologia. É co-coordenadora do programa de Doutoramento em Sociolgia e da Pós-Graduação em Economia Social e coordenadora da Licenciatura em Sociologia e do Núcleo de Sociologia. É doutorada em Sociologia pela Universidade de Lancaster (RU). A sua investigação tem focado a reforma da segurança social, o terceiro sector e as políticas sociais, o papel das organizações do terceiro sector na promoção da igualdade entre sexos, empreendedorismo social e inovação social na economia social e solidária, o voluntariado e a governação através de parcerias locais Estado/terceiro sector. Os seus interesses científicos têm incidido sobre a evolução da natureza do Estado-Providência e das "misturas de bem-estar" ancorada, mais recentemente, numa perspetiva enformada pelas abordagens sociológicas dos sistemas sociais complexos. O seu trabalho de extensão universitária tem incidido na relação entre a universidade e a sociedade, particularmente o terceiro sector/economia social.

Livro

Santos, Elizabeth; Veiga, Fátima; Cruz, Paula; Lopes, Mónica; Ferreira, Sílvia (2015), O impacto social e institucional da crise económica e financeira nas Organizações do Terceiro Sector. Lisboa: EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza

Caitana da Silva, Beatriz; Ferreira, Sílvia (2015), Tecnologias Sociais no Modelo de Extensão Universitária em Portugal: A Emergênccia das Incubadoras Sociais, in Gisela Maria Bester, Hermes Costa, Gloriete Marques Alves Hilário (org.), Ensaios de Direito e de Sociologia A Partir do Brasil e de Portugal. Curitiba: Instituto Memória

Ferreira, Sílvia (2015), "New Paths for Third Sector Institutions in a Welfare State in Crisis: The Case of Portugal", Nonprofit Policy Forum, 6, 2, 213-241