Rui Lobo

rlobo@uc.pt

Rui Lobo (Lourenço Marques/Maputo, 1970) é investigador do CES e professor auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde lecciona desde 1994. Licenciou-se em Arquitectura pela Universidade de Coimbra em 1994, realizou Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica na FCTUC em 2000 e doutorou-se em 2010, na Universidade de Coimbra, com a tese "A Universidade na Cidade. Urbanismo e arquitectura universitários na Península Ibérica da idade média e da primeira idade moderna". Tem produzido investigação em história da arquitectura e do urbanismo, em particular no campo da história da arquitectura, das tipologias e do urbanismo universitários e no campo da história da arquitectura portuguesa e da arquitectura jesuita. Foi Coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura da FCTUC entre 2011 e 2015. É atualmente Subdiretor do Departamento de Arquitetura da FCTUC.

Lobo, Rui (2017), Gian Giacomo Azzolini (1723-1791): a Bolognese architect between Lisbon and Coimbra, in Sabine Frommel / Micaela Antonucci (org.), Da Bologna all'Europa: artisti bolognesi in Portogallo (secoli XVI-XIX). Bolonha: Bononia University Press, 203-226

Lobo, Rui; Raggi, Giuseppina (2017), "O Seminário de Jesus, Maria e José de Coimbra. Um projeto de Giuseppe Antonio Landi", Estudos Italianos em Portugal, Nº 12 (nova série), 193-212

Cardielos, João Paulo; Lobo, Rui; Peixoto, Paulo; Mota, Eduardo (2016), Coimbra: cidade à procura de um rio, in Peixoto, Paulo, Cardielos, João Paulo (org.), A água como património: experiências de requalificação das cidades com água e das paisagens fluviais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 187-205