Rafaela Granja

Rafaela Granja é doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho (2015) e é actualmente investigadora em pós-doutoramento no âmbito do projecto "EXCHANGE - Geneticistas forenses e a partilha transnacional de informação genética na União Europeia: relações entre ciência e controlo social, cidadania e democracia", financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), sediado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. A investigação que desenvolve explora os mecanismos tecnológicos utilizados para vigiar "populações criminais"; as controvérsias em torno das intersecções entre família, genética e crime em diferentes disciplinas; e as reconfigurações das relações familiares dentro e fora das prisões.

Granja, Rafaela (2017), Família no entrecruzamento da genética e do controlo social: Velhas e novas racionalidades científicas, in Helena Machado (org.), Genética e Cidadania. Porto: Afrontamento, 35 - 52

Livro

Granja, Rafaela (2017), Para cá e para lá dos muros. Negociar relações familiares durante a reclusão. Porto: Afrontamento

Matos, Sara; Machado, Helena; Granja, Rafaela (2017), "(Crio)Preservar a vida: significados de família, parentalidade e responsabilidade, in Claudia Fonseca; Fabiola Rohden; Patrice Schuch (org.), Ciência, Medicina e Perícia nas Tecnologias de Governo. Porto Alegre, Brasil: Coleções Editoriais do CEGOV, 151-171